Porto Seguro: Transporte público municipal é alvo de reclamações

Por Daniel do Valle/O Sollo

Usuários do transporte público municipal reclamam da qualidade dos serviços prestados pela empresa Viação Cidade de Porto Seguro. Atrasos frequentes, falta de horários nos pontos de ônibus, superlotação, higiene, conservação dos veículos e acessibilidade estão entre as principais queixas. A equipe do Jornal O Sollo foi às ruas ouvir trabalhadores, estudantes e cidadãos, que dependem dos serviços diariamente.

Funcionário de um hotel na orla, Geslivan Alves gasta entre 1h30 a 2h para chegar em casa, no bairro Cambolo. “Os atrasos são frequentes. Sempre quando eu ligo a resposta é a mesma: dizem que o ônibus quebrou. Às vezes meu horário de trabalho é comprometido e para não chegar atrasado, tenho que recorrer a um taxi lotação,” reclama.

Informações referentes aos dias da semana, horários e trajetos não estão fixadas nos principais pontos de ônibus da cidade, o que deixa usuários e principalmente turistas desorientados. Para o corretor de imóveis Wilson Freitas, falta informação. “A empresa responsável poderia disponibilizar um número de contato, para críticas e sugestões, visível no interior do veículo. Sempre vejo isso em outras cidades, mas aqui não sabemos a quem recorrer”.

A mãe de um deficiente físico, que não quis si identificar, reclama do estado de conservação dos ônibus, além da higiene e falta de acessibilidade. “Dizem que existe elevador para cadeirantes, mas não funciona em todos os ônibus e sempre quando precisamos está estragado. Tenho que entrar com meu filho nos braços e dependemos da ajuda de outras pessoas, já que os corredores estão sempre lotados. Alguns ônibus estão mal conservados e a limpeza também deixa a desejar,” acrescenta.

Superintendência Municipal de Trânsito

De acordo com o superintendente municipal de trânsito, Paulo Souto, todo início de ano são feitas vistorias nos ônibus da Viação Cidade de Porto Seguro, com checagem de documentação, mecânica e extintor. “Caso seja necessário, faremos a vistoria com mais frequência. As reclamações serão encaminhadas à empresa responsável pelo transporte público no município”, ressalta.

Paulo Souto ainda explica que o trânsito de Porto Seguro está passando por um processo de municipalização. Sem condições de fiscalizar e multar, alguns casos são encaminhados diretamente para a Polícia Militar.

Gratuidade e meia passagem

Uma Lei Municipal de 2006 garante gratuidade no transporte coletivo para agentes comunitários de saúde em exercício da função; alunos da Apaae e acompanhantes durante período escolar; deficientes físicos, mentais e sensoriais, considerados carentes; e idosos com idade igual ou superior a 65 anos, comprovada através de documentos.

Estudantes matriculados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, oferecidos por instituições de ensino fundamental, médio e superior, que residem no município, são beneficiados com desconto de 50% sobre o valor das passagens. A compra poderá ser feita pelo estudante, parente direto ou responsável, mediante a apresentação de documentos que comprovem a escolaridade.

Viação Cidade de Porto Seguro

A equipe do Jornal O Sollo procurou a Viação Cidade de Porto Seguro, por três dias, em busca de informações sobre os fatos, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. Por isso, o direito de resposta está garantido caso a empresa queira si manifestar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui