Suzano firma parceria com a CMAK AgroForest para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no campo

Suzano firma parceria com a CMAK AgroForest para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no campo
Suzano firma parceria com a CMAK AgroForest para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no campo. Foto: Divulgação/Suzano

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, firmou parceria com a CMAK AgroForest, empresa 100% brasileira com unidade de produção em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, focada no desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta tecnologia para impulsionar a mecanização e rastreabilidade florestal na atividade de silvicultura no Brasil. O acordo visa a aquisição de equipamentos para a realização de testes de campo que comprovem a efetividade das tecnologias desenvolvidas pela CMAK AgroForest em parceria com a Suzano.

Inicialmente, os testes das soluções de mecanização serão realizados nas operações da Suzano em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, e em Mucuri, na Bahia, com potencial para expansão às demais unidades da companhia no futuro. O objetivo da Suzano é aumentar e fortalecer o uso de soluções automatizadas nas atividades de silvicultura, ampliando a competitividade operacional da companhia.

Aplicar a tecnologia 5.0 nas atividades de silvicultura é uma prioridade na área Florestal da Suzano. Além dos aspectos operacionais, a companhia visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas atividades florestais, conectando os valores de sustentabilidade ao negócio da companhia.

O acordo também confere à Suzano o direito de decidir, ao longo de 2025, se pretende adquirir uma participação minoritária nos negócios de silvicultura da CMAK AgroForest. A transação, caso venha a acontecer, será realizada por meio da Suzano Ventures, o corporate venture capital da companhia, focado em estimular o desenvolvimento de empresas inovadoras no Brasil e no exterior.

A CMAK AgroForest está conectada ao pilar da Suzano Ventures na vertical de ForestryTech para acelerar a digitalização e a mecanização da operação nas florestas da Suzano, com foco em aumento da produtividade agroflorestal, eficiência e baixo custo para manejos mais sustentáveis.

“Nós identificamos uma grande sinergia com a CMAK AgroForest, especialmente no que diz respeito à busca por negócios que unam inovação e sustentabilidade, impulsionando o desenvolvimento tecnológico da operação nas nossas florestas”, diz Fabian Bruzon, diretor de Operações Florestais da Suzano. “A parceria engloba o know-how da Suzano nas áreas de manejo florestal, acesso a mercado e à inovação, somado à expertise da Suzano Ventures”, complementa.

A CMAK AgroForest oferece solução completa para silvicultura, desde o jardim clonal até a irrigação no talhão, manejos e inovações em todo o ciclo de produção florestal. Trata-se de uma revolução em equipamentos e implementos automatizados, focados em florestas, abrangendo os segmentos de papel e celulose, reflorestamento e florestas para biomassa e energia.

“Queremos deixar um legado a partir do desenvolvimento de soluções disruptivas, incentivando melhorias no agronegócio mundial, e mostrar que o Brasil é capaz de inovar”, afirma Frederico Ribeiro Krakauer, um dos sócios fundadores da CMAK AgroForest.

“Esse legado será construído a partir de diversas soluções, como máquinas robotizadas, autônomas e híbridas, com inteligência artificial, machine learning, GPS e conectividade em tempo real, integrando a Internet das Coisas”, complementa Júlio Cezar Waszak, também sócio fundador da CMAK AgroForest.

Suzano possui 2,7 milhões de hectares de terras, dos quais 1,6 milhão de hectares destinados à produção e 1,1 milhão voltados à conservação. A companhia planta mais de 300 milhões de mudas de eucalipto por ano, sendo um dos maiores players de silvicultura do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui