Prado celebra mais uma edição do Festival Gastronômico e Cultural, com o tema “Sabores do Sertão ao Mar”. O evento começou no último dia 10. A abertura oficial da 18ª edição aconteceu nesta sexta-feira (11), na Praça da Matriz e contou com a participação de autoridades, imprensa, patrocinadores, moradores e turistas que prestigiaram as delícias da Cozinha Show, os encantos da Mostra Cultural e muita música ao vivo com artistas locais.
O evento acontece até o dia 20 de outubro, em formato indoor nos 56 estabelecimentos participantes, que criaram seus pratos com inspiração em ingredientes regionais e pitadas da cultura local para encantar os clientes dentro das sete categorias: Petiscos, Pizzas, Lanches, Sobremesas, Drinks, Pratos Orientais e Pratos Principais, criados para agradar todos os paladares desde Prado/sede aos distritos Guaratiba e Cumuruxatiba.
De acordo com o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, além de celebrar os autênticos sabores locais, o festival deixa um legado de aprimoramento contínuo. “Sempre muita emoção e grata satisfação ver o crescimento do festival nesses 18 anos. A cada ano se desenvolvendo melhor, inovando nas conexões, fomentando a gastronomia, o artesanato, a arte, a cultura, as queijarias artesanais, a cachaça, tudo numa grande mostra, como aqui, nessa importante praça hoje”, destacou.
Na cerimônia de abertura, também participaram o prefeito Gilvan Santos, a secretária de Turismo do município, Iracema Ribeiro, a presidente da Aprhope, Eliana Alves, a gerente regional do Senac Nanci Costa, patrocinadores e apoiadores.
O prefeito de Prado, Gilvan Santos, iniciou seu discurso agradecendo a Deus pela oportunidade de participar da abertura da 18ª edição do Festival Gastronômico. Ele expressou sua gratidão a todos os parceiros do evento e destacou o crescimento do festival a cada ano.
“Eu fico feliz, desde quando assumi esse município, tivemos o compromisso de desenvolver Prado“, afirmou o prefeito, destacando a importância de trabalhar para colocar a cidade no lugar de destaque que merece. Ele concluiu enfatizando o potencial do município e a necessidade de continuar se dedicando ao seu desenvolvimento.
Eliana Alves, presidente da APRHOPE, destacou que o Festival Gastronômico de Prado, criado há 18 anos, foi pensado para movimentar o turismo na baixa temporada e, ao longo dos anos, ganhou novos parceiros, tornando-se um evento de grande impacto.
“A gastronomia se tornou ícone aqui, no extremo sul, na Bahia“, afirmou Eliana, destacando o porte internacional da culinária local. Ela convidou o público a participar do festival. “Tenho certeza que vocês vão adorar“, concluiu.
Iracema Ribeiro, secretária de Turismo e Cultura de Prado, ressaltou a importância do Festival Gastronômico para o município, destacando a satisfação da gestão municipal em colaborar com a associação local e o Sebrae para a realização do evento.
“A nossa cultura tem um sabor inigualável“, afirmou. Iracema também destacou o impacto econômico do festival, que no ano anterior gerou mais de 11 novos postos de trabalho e um faturamento superior a 2 milhões de reais. Este ano, a agricultura familiar foi incluída nas negociações com os restaurantes, promovendo a compra de produtos locais e aproximando os agricultores do público no espaço cultural da cozinha show.
LenIlson Felipe, secretário de Agricultura de Prado, destacou a importância da agricultura familiar para o sucesso da gastronomia local, mencionando a participação de pequenos agricultores no festival.
“Se não fosse a agricultura, a gastronomia deixaria de existir“, afirmou. Lenílson agradeceu ao prefeito Gilvan pelo apoio dado à agricultura local, permitindo que o município ofereça suporte técnico e equipamentos, como tratores, para os pequenos produtores.
Nanci Costa, gestora do Senac de Porto Seguro, destacou que o principal papel do Senac é desenvolver pessoas por meio da educação profissional, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento da sociedade. A participação no Festival Gastronômico, segundo ela, é uma forma de validar a importância da educação no segmento de alimentos e bebidas.
“Não existe gastronomia sem o consumo de produtos no mercado local, sem a agricultura local“, afirmou. Nanci enfatizou também que o Senac atua em toda a cadeia produtiva, desde a preparação dos pratos até o atendimento ao cliente, incluindo o ensino de idiomas e a qualidade na compra de produtos.
O Festival Gastronômico e Cultural de Prado é reconhecido por sua diversidade de sabores, que traz à tona o melhor da culinária local, valorizando ingredientes regionais e o talento dos chefs e cozinheiros da região. Além da gastronomia, o evento oferece uma programação cultural rica, com apresentações musicais, manifestações artísticas e a participação de artesãos locais.
Assim, dentro dessa proposta, todos os dias às 20h haverá atrações na Praça da Matriz, com a venda de produtos da economia criativa, exposição do Projeto Queijarias Artesanais do Extremo Sul e venda de produtos da Agricultura Familiar.
A programação conta também com momentos de aprendizado e degustação na praça, como por exemplo, a Cozinha Show com os chefs João Tozzato, Uelcimar Santos, Leila Carreiro, e Cida Pescadora, e a famosa Cozinha a 4 mãos, onde duas empresas participantes do Festival se unirão para apresentar um prato juntos no palco da cozinha show nos dias 14, 15 e 16 de outubro.
Uma novidade desta edição é que no feriado do servidor público haverá uma ação especial na Praça da Represa em Cumuruxatiba, a partir das 18h, nos dias 26 e 27 de outubro, com a venda dos pratos do festival, artesanato local e apresentações culturais, incluindo a participação especial dos povos originários.
As crianças também serão contempladas com uma programação especial. Neste sábado, 12 de outubro, as atrações começam às 17h com a apresentação do Circo de Malta, seguido por duas sessões às 17h30 e às 20h da Cozinha Kids com o chef João Tozzato e participação do mascote da Suzano, o Mimmo. As crianças do orfanato de Prado participarão desta tarde festiva, promovido pela equipe organizadora do Festival.