{jcomments on}O Departamento Estadual de Trânsito Detran-Ba vai reunir em um só lugar a emissão de todos os serviços de veículos e habilitação. É a Central Generalista, um projeto de modernização do atendimento ao público do Detran implementado em conjunto com a Secretaria da Administração (Saeb) que adota os moldes de qualidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na prestação de serviços do órgão. A iniciativa visa ampliar e acelerar o atendimento ao cidadão, proporcionando mais conforto e comodidade ao cidadão que busca os serviços do órgão.
Diariamente, são realizados na sede do Detran cerca de mil atendimentos diários: 600 na área de habilitação e 400 de veículos. No total, existem 135 serviços disponíveis, tais como emissão da 1ª habilitação, mudança de categoria, renovação, 1º emplacamento, transferência de veículos, alienação fiduciária, dentre outros. Com a Central, o cidadão poderá ter acesso a quaisquer desses serviços em um único atendimento. Isso porque cerca de vinte atendentes foram treinados para dominar ao mesmo tempo as tecnologias do Sistema RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados.
O lançamento da Central Generalista ocorre no próximo dia 30 de junho, às 8 horas, na sede do Detran-Ba, com a presença do governador Jaques Wagner. O espaço contará ainda com um posto bancário para facilitar o pagamento dos serviços prestados pelo órgão.
De acordo com o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório, a adoção do padrão de atendimento do SAC na nova Central Generalista do Detran vai representar um grande avanço na gestão e na prestação dos serviços públicos do órgão. O SAC vai emprestar à Central os conceitos atuais de dinamismo, organização e agilidade de atendimento, além de uniformidade de procedimentos. Investimos durante os três últimos anos na uniformização e profissionalização dos procedimentos internos de atendimento ao público na rede SAC e agora teremos a oportunidade de espraiar esta nova dinâmica ao Detran, através da Central Generalista, diz Vitório, lembrando que trabalho semelhante já foi realizado no órgão ainda em 2007 e que instituiu no órgão uma nova dinâmica de atendimento.
Para o diretor geral do Detran, Adriano Romariz, a inauguração faz parte da busca constante do órgão pela excelência no atendimento. Estamos ansiosos para a concretização desse projeto que vai dinamizar ainda mais o atendimento no órgão. O nosso intuito é deixar os usuários ainda mais satisfeitos, disse.
A Central será totalmente climatizada, vai contar com mobiliário e equipamentos de tecnologia novos e ainda, sinalização interna e externa. Outra novidade é a implantação de Sistema de Gerenciamento do Atendimento – Sistema Atende, a mesma ferramenta utilizada nos postos SAC que possibilitará um controle eficaz de todo o fluxo de serviços no local.
É importante salientar que por conta da inauguração, o atendimento ao público na sede do DETRAN será suspenso no turno da manhã, retornando ao meio dia. Porém, os serviços agendados previamente e o de vistoria serão realizados normalmente, sem interrupção. Os usuários poderão se dirigir aos postos SAC da Barra, Iguatemi, Salvador Shopping, Comércio, Pau da Lima ou Periperi. Mais informações podem ser obtidas através do Call Center: (71) 3535-0888.
Assessoria de Comunicação Social
DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia