É preciso empenho!

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.” (2 Pedro 1.5-7)

A vida exige empenho, dedicação, esforço. Os americanos costumam dizer: “no pain, no gain”, ou seja, sem dor não há ganho! Quando você encontra um jardim bonito e bem cuidado, uma casa arrumada e conservada ou uma pessoa em forma e saudável tenha certeza de que não se chegou a isso sem esforço. Houve esforço, escolhas e atitudes. Conquanto sejamos filhos da Graça, filhos do amor incondicional de Deus, isso não significa que não há nada que devamos fazer por nossa própria vida, caráter e espiritualidade. Devemos e podemos fazer muitas coisas! E não fazer, é pecado! As Escrituras têm muitas orientações sobre isso. O texto de hoje é um excelente exemplo.

Pedro escreveu esta carta já em idade mais avançada, tendo aprendido bastante ao longo do caminho. Ele errou e acertou, contou como a misericórdia e o perdão de Deus, e compreendeu que um cristão deve trabalhar por sua fé. Compreendeu que devemos nos esforçar para que nossa fé não seja improdutiva, mas ao contrário, produza muitos frutos, para o nosso bem, para o bem de outros e para a glória de Deus. Tiago, falando da fé, disse que fé improdutiva é fé morta (Tg 2.26). Para que não seja assim, Pedro dá orientações muito práticas. Empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude! Ele está chamando nossa atenção para nosso caráter. Em Gálatas 5.22-23 temos o fruto do Espírito que expressa o conjunto de virtudes que não pode faltar à nossa fé. Devemos nos esforçar por ele!

À virtude, Pedro diz que devemos acrescentar o conhecimento. Ele está falando sobre visão da vida. Paulo fala que, quando adoramos verdadeiramente a Deus, isso envolve e contribui para a renovação da nossa mente! (Rm 12.1-2). Novas perspectivas, valores, princípios e paradigmas. É assim que experimentaremos a vontade de Deus e comprovaremos quão boa, perfeita e agradável ela é. Fica claro que a fé cristã não se resume às nossas práticas litúrgicas, aos nossos hábitos religiosos. Ela deve orientar nossa vida em todos os seus aspectos. Deve gerar frutos, promover atitudes e ações. Sua presença no coração deve produzir sinais históricos! Mas é preciso empenho. Que empenho fará hoje por sua fé?

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui