É preciso bastante empenho!

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.” (2 Pedro 1.5-7)

Alguns dizem que a fé cristã é própria dos que são medrosos, dos que se esquivam da vida e esperam que Deus as livre de precisarem lidar com a existência. Nada mais distante da verdade! Andar com Deus e poder contar com Seu poder e amor não é refúgio para covardes ou irresponsáveis, de forma alguma. A obra de Cristo nos encaminha ao enfrentamento da vida e especialmente, de nós mesmos. Na perspectiva cristã, corajoso é quem enfrenta a si mesmos. Mais valente do que aquele que domina uma cidade, é aquele que domina a si mesmo, diz o provérbio (Pv 16.32).

A vida cristã exige empenho, bastante empenho. À fé que abraçamos, somos orientados a acrescentar a virtude, o conhecimento e o domínio próprio. Por isso Jesus disse que seria preciso ser capaz de dizer não a si mesmo (Lc 9.23). O domínio próprio é tão importante na fé cristã que aparece na lista que caracteriza o fruto do Espírito Santo. Domínio próprio não é para covardes ou irresponsáveis. E Pedro continua, dizendo que devemos acrescentar ao domínio próprio, a perseverança! Não se trata de uma atitude pontual, ou eventual, mas cotidiana. Dominar a si mesmo e de forma perseverante exige bastante de nosso caráter.

Um cristão não amadurece em eventos, embora eles possam contribuir. Não são formados em escolas teológicas, embora elas possam oferecer recursos e enriquecer perspectivas. Cristãos amadurecem na vida, na rotina da convivência familiar e laboral. Na luta por ser quem acreditamos que Deus quer que sejamos. Amadurecemos e nos tornamos quem Deus quer no lidar com outros, seja no convívio da igreja ou fora dela. Amadurecer exige intencionalidade, escolha. Não acomodar ilusões ou fantasias sobre a vida, mas viver corajosamente e verdadeiramente, na presença de Deus. Não é para covardes e exige empenho. Bastante empenho!

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui