O evento é umas das etapas para elaboração do Plano Local de Habitação Social (PLHIS)
A 1ª Conferência Municipal de Habitação Social foi realizada ontem (19), com a presença de várias entidades e lideranças locais, no auditório da Câmara de Porto Seguro. O evento tem o objetivo de viabilizar a adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), através da elaboração de um Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que permitirá o acessoe a capitação de recursos junto ao Governo Federal.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Epaminondas Castro,é importante que o PLHIS seja elaborado e legitimado através da participação e envolvimento da sociedade.
“O PLHIS é parte do Plano Diretor do município, que abrange ainda o Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Saneamento Básico e Plano de Contingência de Desastres e Riscos. Todos se complementam e dialogam entre si” explica.
Para a presidente da Associação de Mulheres do Projeto Minha Casa Minha Vida Alelhi Patrícia Ferraz, o Plano Local de Habitação de Interesse Social é importante para integrar a sociedade em torno de objetivos comuns. “Agora podemos participar no desenvolvimento e execução dos programas do Governo Federal. Temos a quem recorrer e cobrar”.
Durante o evento, foi eleito o Conselho Gestor do PLHIS e formada aComissão de Execução e Acompanhamento do plano. Em breve será marcada uma nova audiência para apresentação das estratégias de trabalho, além de oficinas técnicas e participativas envolvendo profissionais relacionados à área de habitação e representantes da sociedade organizada.
Por Daniel do Valle /Jornal O Sollo