Importante passo foi dado na segunda-feira, 28/03, dentro da estruturação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) em Mucuri. Audiência pública realizada na Escola Ana Oliveira, em Itabatã, marcou a nova etapa do plano. Presentes o prefeito Paulinho, o presidente da Câmara, Tazinho, técnicos da Prefeitura e representantes de empresas na área de construção civil, que discutiram o cronograma de obras a ser aprovado. Um bom número de participantes confirmou a importância do evento.
O PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo.
O Plano conta com recursos Ministério das Cidades, em parceria com o Município. Técnicos já estão realizando estudos sobre os problemas habitacionais, para traçar uma política pública própria para o setor, apontando quais ações devem ser feitas nos próximos anos, para permitir que todos os cidadãos tenham direito a moradia digna e regularizada.
O prefeito fez a abertura da audiência, agradecendo a presença de todos, e logo em seguida passou a coordenação dos trabalhos a Sinval Antonio Souza Menezes, administrador de empresas com especialização em Gestão Pública, que explicou de forma detalhada o PLHIS.
Em linhas gerais, o PLHIS tem o objetivo de diagnosticar a situação habitacional do Município e dar as orientações e diretrizes para o planejamento do setor habitacional local, tanto na área urbana quanto rural, com foco especial na habitação de interesse social, para que a cidade possa planejar e saber exatamente onde irá aplicar os recursos adquiridos e como vai crescer e requalificar habitações precárias existentes, além de identificar que tipo de moradia as pessoas desejam e como será feito o acesso a esta moradia.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri