A fibromialgia atinge cerca de 2% da população brasileira cerca de 4,2 milhões de pessoas, sendo que a cada 10 pessoas com fibromialgia cerca de 8 são mulheres.
Essa é uma síndrome reumática, entre entre seus sintomas, destacam-se:
- dor,
- redução da força,
- redução do desempenho muscular,
- fadiga,
- rigidez,
- estresse elevado,
- depressão,
- ansiedade,
- vigilância exagerada,
- transtorno da redução da tensão,
- sono não reparador,
- entre outros.
A fibromialgia é uma patologia caracterizada por uma dor excessiva que se espalha pelo corpo, atingindo principalmente o tecido mole da nunca, região lombar, tórax, cotovelos, quadris, joelho e panturrilha e tornozelo. Essa doença apresenta sintomas como depressão fadiga e distúrbios do sono.
Esse problema acomete mais as mulheres e, infelizmente, a causa da fibromialgia é desconhecida.
Porém, alguns hábitos simples que podem ser adotados no cotidiano de qualquer pessoa, são capazes de controlar a fibromialgia e devolver a independência e qualidade de vida do paciente atividades que auxiliam no tratamento da fibromialgia:
- Caminhada – realizar caminhada diariamente de 30 a 45 minutos é uma atividade que, além de melhorar a saúde do coração, minimiza as dores da fibromialgia e a depressão.
- Natação e hidroterapia – exercícios na água são capazes de melhorar a capacidade física e a respiração do indivíduo mas é importante ressaltar que a água deve estar aquecida.
- Fisioterapia – a fisioterapia para o tratamento da fibromialgia pode ser aplicada através de uma série de atividades, sendo que o tratamento deve ser voltado para a diminuição dos sintomas que o paciente apresenta. As técnicas que os fisioterapeutas realizam pode ser o pilates, massagens, atividades especializadas de alongamento e a utilização de aparelhos de eletroterapia que são usados para minimizar as dores na região dos pontos de dores da fibromialgia.
_________
Com a colaboração da fisioterapeuta Daniela Melo.
Sofro muito com problema de fibromialgia
Tenho muito insônia fraqueza nas pernas cansaço dores nos quadris e estrese depressão já não sei mais o que fazer pra me curar disto a não ser o exercício