Você conhece a Casa de Apoio Solidário em Teixeira? A PSCAPS precisa de sua ajuda

A Casa de Apoio Solidário recebe pessoas de vários lugares do país. Fotos: Divulgação

Atuando há mais de um ano em Teixeira de Freitas com um trabalho social voltado para acompanhantes de pacientes internados nos hospitais públicos e privados parceiros, a Casa de Apoio Solidário (PSCAPS) tem levado esperança a centenas de pessoas que enfrentam a dor, vindas de outras cidades.

Localizada no Residencial Pioneiro

Funciona na rua Rubens Mota Dantas, 147, no Residencial Pioneiro, desde março de 2018. Oferece alimentação, café da manhã, almoço e café da noite, dentro das possibilidades da casa, dormida para 20 pessoas diariamente.

A permanência no espaço é conforme necessidade

Essas pessoas chegam encaminhadas pela Assistência Social, bem como por funcionários dos hospitais parceiros através de uma guia. A própria direção da Casa é responsável por buscar quem precisa; daí, só mesmo preencher uma ficha e fazer uso dos serviços oferecidos.

Foi assim com a Dona Maria. Ela veio de Campinas (SP) para acompanhar um irmão que está em tratamento no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas:

Dona Maria sendo recepcionada na PSCAPS

São proporcionadas aos acolhidos orientações: espirituais, emocionais, psicológica, psicanalíticas, direitos e deveres junto aos órgãos públicos e cidadania de maneira gratuita, dando o mínimo de conforto, demonstrando amor, carinho, cuidando e ajudando a quem precisa.

O diretor-geral da PSCAPS, pr. Estêvão Vilas Boas

O diretor-geral da PSCAPS, pr. Estêvão Vilas Boas, contou que o projeto é sustentado pelo trabalho coletivo de pessoas que se voluntariam, não tendo renda fixa. “Não é só oferecer um prato de comida. Nosso papel é preparar espiritualmente os acompanhamentos para que possam cuidar dos seus entes internados“, disse.

Acolher, amar e cuidar de quem precisa não tem preço“, acrescentou o pastor.

Um ambiente familiar com vários cômodos e móveis

A Casa de Apoio Solidário é um ambiente familiar, onde os acolhidos podem se sentir à vontade, num ambiente agradável e acolhedor. Sempre é feito o possível para que todos se sintam bem e o amor solidário se faça presente no ambiente da Casa.

O espaço da cozinha

Assista ao depoimento de quem já passou por lá:

A permanência no espaço não tem data limite. Enquanto for preciso acompanhar tal paciente, os acolhidos podem ficar na Casa. Dentro de um ano e quatro meses, cerca de 500 pessoas já passaram por lá, sendo da Bahia e de outros estados, como São Paulo, Paraná, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo.

Um dos quartos disponíveis

Uma iniciativa da Igreja Batista Central (IBC) de Teixeira de Freitas, em parceria com autoridades, empresários e voluntários.

Área dos fundos

Colabore com a manutenção desta causa:

Efetuar depósitos na conta-corrente no Bradesco:

PSCAPS PROJETO SOCIAL CASA DE APOIO SOLIDÁRIO
CNPJ.31.633.478/0001-01
BANCO BRADESCO
AG.7322-9
C/C: 11379-4;
Enviar o comprovante para (73) 9 8112-8368 (Pr. Estevão, diretor-geral)

1 COMENTÁRIO

  1. COMO SALVOS PELA GRAÇA, DEVEMOS SER GENTIS E CORTESES COM TODOS, NÃO IMPORTA QUEM SEJAM

    Deuteronômio 10:17-19 [Cuidar de desconhecidos necessitados faz parte da cortesia cristã.] Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno. 18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e vestes. 19 Amai o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. [Ver também Lv 19:34a.]

    Lucas 6:30-34 [A verdadeira benignidade dá sem esperar receber.] Dá a qualquer que te pedir, e ao que tomar o que é teu, não o peças de volta. 31 Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. 32 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam os que os amam. 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem o mesmo. 34 Se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

    Lucas 10:30-37 [Jesus conta a parábola do bom samaritano, que era de um povo que os judeus odiavam, mas que demonstrou consideração pelo judeu ferido que encontrou enquanto viajava. Este exemplo ilustra claramente que deve-se demonstrar consideração a todos, independente de raça ou crença. Jesus pergunta, depois de ter dito que deveríamos amar nossos próximos como a nós mesmos:] 36 Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes? 37 Ele disse: O [bom samaritano] que usou de misericórdia para com ele. Disse Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

    SER GENTIL E BENIGNO COM AQUELES QUE NOS OPÕEM.
    Gênesis 50:20-21 [José perdoou e foi benigno com os seus irmãos numa época de fome, apesar deles quase o terem matado e o terem vendido como escravo ao Egito. Leia a história completa nos capítulos 37 e 41-45 de Gênesis.] Vós, na verdade, intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. 21 Agora, pois, não temais. Eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração.
    Êxodo 23:4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás [Ver também Dt 22:1].

    Provérbios 25:21,22 [Seja gentil com seus inimigos; deixe o Senhor dar-lhes a justa punição a Seu tempo.] Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber. 22 Assim fazendo amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te recompensará.
    Lucas 6:35 Amai os vossos inimigos, fazei o bem, emprestai, sem nada esperardes. Então será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. [Ver também Mt 5:43-48; Pv 25:21,22].

    SER GENTIL E CORTÊS É SER AMOROSO
    Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
    1 Coríntios 13:4a O amor é paciente, é benigno.
    Colossenses 3:13,14 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui