Atuando há mais de um ano em Teixeira de Freitas com um trabalho social voltado para acompanhantes de pacientes internados nos hospitais públicos e privados parceiros, a Casa de Apoio Solidário (PSCAPS) tem levado esperança a centenas de pessoas que enfrentam a dor, vindas de outras cidades.
Funciona na rua Rubens Mota Dantas, 147, no Residencial Pioneiro, desde março de 2018. Oferece alimentação, café da manhã, almoço e café da noite, dentro das possibilidades da casa, dormida para 20 pessoas diariamente.
Essas pessoas chegam encaminhadas pela Assistência Social, bem como por funcionários dos hospitais parceiros através de uma guia. A própria direção da Casa é responsável por buscar quem precisa; daí, só mesmo preencher uma ficha e fazer uso dos serviços oferecidos.
Foi assim com a Dona Maria. Ela veio de Campinas (SP) para acompanhar um irmão que está em tratamento no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas:
São proporcionadas aos acolhidos orientações: espirituais, emocionais, psicológica, psicanalíticas, direitos e deveres junto aos órgãos públicos e cidadania de maneira gratuita, dando o mínimo de conforto, demonstrando amor, carinho, cuidando e ajudando a quem precisa.
O diretor-geral da PSCAPS, pr. Estêvão Vilas Boas, contou que o projeto é sustentado pelo trabalho coletivo de pessoas que se voluntariam, não tendo renda fixa. “Não é só oferecer um prato de comida. Nosso papel é preparar espiritualmente os acompanhamentos para que possam cuidar dos seus entes internados“, disse.
“Acolher, amar e cuidar de quem precisa não tem preço“, acrescentou o pastor.
A Casa de Apoio Solidário é um ambiente familiar, onde os acolhidos podem se sentir à vontade, num ambiente agradável e acolhedor. Sempre é feito o possível para que todos se sintam bem e o amor solidário se faça presente no ambiente da Casa.
Assista ao depoimento de quem já passou por lá:
A permanência no espaço não tem data limite. Enquanto for preciso acompanhar tal paciente, os acolhidos podem ficar na Casa. Dentro de um ano e quatro meses, cerca de 500 pessoas já passaram por lá, sendo da Bahia e de outros estados, como São Paulo, Paraná, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo.
Uma iniciativa da Igreja Batista Central (IBC) de Teixeira de Freitas, em parceria com autoridades, empresários e voluntários.
Colabore com a manutenção desta causa:
Efetuar depósitos na conta-corrente no Bradesco:
PSCAPS PROJETO SOCIAL CASA DE APOIO SOLIDÁRIO
CNPJ.31.633.478/0001-01
BANCO BRADESCO
AG.7322-9
C/C: 11379-4;
Enviar o comprovante para (73) 9 8112-8368 (Pr. Estevão, diretor-geral)
COMO SALVOS PELA GRAÇA, DEVEMOS SER GENTIS E CORTESES COM TODOS, NÃO IMPORTA QUEM SEJAM
Deuteronômio 10:17-19 [Cuidar de desconhecidos necessitados faz parte da cortesia cristã.] Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno. 18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e vestes. 19 Amai o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. [Ver também Lv 19:34a.]
Lucas 6:30-34 [A verdadeira benignidade dá sem esperar receber.] Dá a qualquer que te pedir, e ao que tomar o que é teu, não o peças de volta. 31 Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. 32 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam os que os amam. 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem o mesmo. 34 Se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Lucas 10:30-37 [Jesus conta a parábola do bom samaritano, que era de um povo que os judeus odiavam, mas que demonstrou consideração pelo judeu ferido que encontrou enquanto viajava. Este exemplo ilustra claramente que deve-se demonstrar consideração a todos, independente de raça ou crença. Jesus pergunta, depois de ter dito que deveríamos amar nossos próximos como a nós mesmos:] 36 Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes? 37 Ele disse: O [bom samaritano] que usou de misericórdia para com ele. Disse Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
SER GENTIL E BENIGNO COM AQUELES QUE NOS OPÕEM.
Gênesis 50:20-21 [José perdoou e foi benigno com os seus irmãos numa época de fome, apesar deles quase o terem matado e o terem vendido como escravo ao Egito. Leia a história completa nos capítulos 37 e 41-45 de Gênesis.] Vós, na verdade, intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. 21 Agora, pois, não temais. Eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração.
Êxodo 23:4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás [Ver também Dt 22:1].
Provérbios 25:21,22 [Seja gentil com seus inimigos; deixe o Senhor dar-lhes a justa punição a Seu tempo.] Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber. 22 Assim fazendo amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te recompensará.
Lucas 6:35 Amai os vossos inimigos, fazei o bem, emprestai, sem nada esperardes. Então será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. [Ver também Mt 5:43-48; Pv 25:21,22].
SER GENTIL E CORTÊS É SER AMOROSO
Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
1 Coríntios 13:4a O amor é paciente, é benigno.
Colossenses 3:13,14 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.