Por volta das 6h desta quarta-feira, 27, uma operação realizada pela Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal apreendeu na “Feira do Paraguai”, em Vitória da Conquista, aparelhos celulares não homologados pela Anatel.
Durante a operação, encerrada por volta das 11h, mais de 30 barracas foram vistoriadas e centenas de celulares, apreendidos.
A Anatel afirma que a certificação garante que os aparelhos “são compatíveis com as tecnologias adotadas no país e atendem requisitos técnicos de funcionamento e condições de garantia, de assistência técnica e de qualidade”.
Em publicação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), segundo a Anatel, existem 348 modelos de aparelhos de celulares homologados, outros 707 com homologação suspensa e 485 com homologação cancelada. É importante ressaltar que alguns casos de homologação suspensa ou cancelada não significam, necessariamente, que o produto não pode ser utilizado. O motivo de tal classificação pode estar relacionado à não-renovação da homologação, que ocorre quando o produto sai de linha.
Blitz Conquista