Veracel qualificará jovens para atuar como agentes de desenvolvimento

Veracel qualificará jovens para atuar como agentes de desenvolvimentoUma parceria entre a Veracel Celulose e a ONG Instituto Mãe Terra (IMT) possibilitará a um grupo de 46 jovens, do sul da Bahia, uma nova forma de olhar para si e para as suas comunidades. Na segunda-feira (14/10), estes jovens selecionados no processo seletivo de Jovens Agentes Multiplicadores e Promotores de Cidadania e Desenvolvimento Comunitário participarão das atividades do 1º Módulo do Curso de Formação Social, a ser realizado na RPPN Estação Veracel, em Porto Seguro. Este curso visa formar e incluir socialmente jovens moradores da região e espera contribuir para compartilhar conhecimento e oferecer oportunidades para as comunidades da área de atuação da Veracel.

Esta iniciativa vem ao encontro do modelo de Sustentabilidade adotado pela Veracel que busca empoderar as comunidades para atuarem como seus próprios agentes de desenvolvimento, por meio de parcerias e políticas públicas, bem como potencializar ativos e talentos locais. “A escolha de uma instituição da região, com sensibilidade para os nossos desafios regionais, pode fazer a diferença na formação destes jovens multiplicadores”, destaca o gerente de Sustentabilidade da Veracel, Renato Carneiro.

Por meio deste Curso de Formação Integral de Agentes Multiplicadores e Promotores de Cidadania e Desenvolvimento Comunitário, estes jovens com idade entre 17 e 24 anos serão capacitados para atuar em sua comunidade, contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico-cultural e ambiental do território e promovendo a implantação e o aperfeiçoamento de políticas públicas na região. Este curso terá uma duração total de 340 horas (sendo 172 horas previstas para 2013 e 168 horas para 2014), e contará com 12 módulos, onde serão abordados diferentes conteúdos: Projeto de Vida e Identidade, Cidadania e Direitos Humanos, Educação, Trabalho, Meio Ambiente, Desenvolvimento Comunitário, Drogas, Violência, Sexualidade, Família, Cultura e Tecnologia da Informação.

“Nosso desejo e compromisso é que cada jovem se prepare e se empodere para atuar como uma referência em sua comunidade, adquirindo novos conhecimentos e trocando importantes informações e experiências. Queremos que eles se tornem protagonistas das próprias histórias de desenvolvimento pessoal e social, e sujeitos de ação e transformação de suas comunidades”, pontua o diretor executivo do executivo do Instituto Mãe Terra, Altemar Felberg.

A seleção

Para participar deste curso de formação, jovens de 46 comunidades da região participaram de um processo seletivo composto por quatro etapas (Inscrição, Análise do Perfil do Candidato e Documentação, Entrevista e Seleção pelas lideranças locais). Foram selecionados 92 jovens, dois por comunidade, sendo um efetivo e outro para preenchimento de cadastro reserva. A proposta é que este Curso de Formação Integral de Agentes Multiplicadores e Promotores de Cidadania e Desenvolvimento Comunitário atenda todas as comunidades da área de atuação da Veracel.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de produção de celulose branqueada, produzida a partir de fibra curta do eucalipto. Fruto da parceria de duas líderes internacionais no setor de celulose e papel, a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso, ambas com 50% de participação o compromisso da empresa vai além da busca pela eficiência operacional. Por meio de diálogo ativo, iniciativas socioambientais e parcerias público privadas, é possível contribuir para a geração de valor para o negócio e para o desenvolvimento sustentável do território onde a empresa atua.

Sobre o Instituto Mãe Terra

O Instituto Mãe Terra (IMT) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em Porto Seguro e fundada em outubro de 2006 por profissionais do Terceiro Setor. Sua missão é promover o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de comunidades rurais, periféricas e tradicionais da região, através do apoio às suas organizações, práticas e estratégias sociais que busquem soluções sustentáveis de melhoria das condições de vida de seus territórios, na perspectiva do empoderamento comunitário e formação para autonomia. Desde sua concepção, já executou vários projetos nas mais diversas áreas, em parceria com o poder público, iniciativa privada e organismos internacionais.

 

 

 

Fonte: Ascom da Veracel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui