Com a economia aquecida, varejistas esperam aumentar seu faturamento no Dia dos Namorados 2011. Consumidor vai comprar mais a prazo
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 apurou que 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento, na comparação com a mesma data de 2010, quando 54% dos varejistas tinham a mesma percepção. Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez. Em 2011, 30% esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda.
Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.
Na análise regional, Centro-Oeste tem a maior parcela de varejistas que esperam ampliar seu faturamento na data, são 65%. Na sequência estão Nordeste com 62% dos varejistas; Sudeste com 56%; Sul com 53% e Norte com 44%.
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.
Gasto com presentes
Para os varejistas de todo o país, 27% dos consumidores gastarão até R$ 50 com o presente do Dia dos Namorados; 39% entre R$ 51 e R$ 100; 25% entre R$ 101 e R$ 200; 6% entre R$ 201 e R$ 300; 2% entre R$ 301 e R$ 500 e 1% com gastos acima de R$ 500. É a primeira vez que a faixa de valores dos presentes é levantada para a data.
Os namorados do Norte gastarão mais com presentes. A região tem a maior parcela de varejistas (25%) do país apostando em presentes acima de R$ 201.
Presentes
Neste Dia dos Namorados, os varejistas apontam que os presentes mais ofertados serão roupas, sapatos e acessórios 29%; perfumaria e cosméticos 22%; celular e smartphone 19%; flores 12%; chocolates e doces 6%; joias e relógios 5%; eletrônicos 3%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1%; refeição comemorativa em restaurante 1% e viagem 1%.
No Dia dos Namorados 2010, os presentes mais demandados foram roupas, sapatos e acessórios 22%; perfumaria e cosméticos 19%; celular e smartphone 25%; flores 15%; chocolates e doces 5%; joias e relógios 5%; eletrônicos 4%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1% e outros 3%.
Composição das vendas
Neste Dia dos Namorados, 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente.
Meios de Pagamento
Neste Dia dos Namorados, as vendas à vista serão compostas 38% em dinheiro; 26% em cartão de crédito; 19% em cartão de débito; 15% em cheque; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo, 51% em cartão de crédito parcelado; 25% em cheque pré-datado; 17% em financiamento ou crediário; 3% em cartão de débito parcelado; 2% em cartão da própria loja parcelado e 2% em outros.
No Dia dos Namorados 2010, as vendas à vista foram realizadas 41% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 18% em cartão de débito; 16% em cheque; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo, 41% foram feitas em cartão de crédito parcelado; 32% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 4% em cartão da própria loja parcelado; 3% em cartão de débito parcelado e 2% outros.
Perfil do parcelamento
Realizado pela primeira vez para o Dia dos Namorados, o perfil do parcelamento das vendas a prazo é o seguinte: cheque pré-datado em até quatro parcelas e cartão de crédito, financiamento e crediário em até seis pagamentos.
Comentário
O varejo espera mais um bom resultado de faturamento em data especial de 2011. Neste Dia dos Namorados a parcela de empresários (57%) otimistas, além de ser recorde para a data, está próxima à registrada no Dia das Mães (59%). O que é um bom sinal para o setor.
A cada ano, o Dia dos Namorados vai assumindo maior representatividade para o varejo e está cada vez mais próximo do Dia das Crianças, que é a 3ª melhor data.
Para viabilizar o faturamento maior, o varejo deve empreender promoções, muitas em parceria com a indústria. O parcelamento das vendas ao consumidor deverá ser facilitado, tanto que, como mostra a pesquisa, o varejo espera que o consumidor compre mais a prazo.
No que diz respeito ao valor do presente, a maior parte dos consumidores (66%) deverá gastar até R$ 100. Chama a atenção, na comparação com o Dia dos Namorados 2010, que os presentes que serão mais ofertados nesta data de 2011 têm uma ampla possibilidade de preços, tais como roupas, sapatos e acessórios; perfumaria e cosméticos e chocolates e doces. Consumidores mais endividados comprarão produtos de menor valor agregado e novamente financiar.
Quanto aos meios de pagamento à vista, deve-se notar que caiu a participação das compras com dinheiro entre o Dia dos Namorados 2011/2010, por conta da utilização crescente dos cartões de crédito e de débito.
Nas vendas a prazo, destaca-se a grande evolução dos cartões de crédito, que eram 41% dos parcelamentos no Dia dos Namorados 2010 e nesta data de 2011 devem alcançar 51%.
De forma geral, o Dia dos Namorados 2011 selará mais um semestre de muito sucesso para o varejo.
Fonte: Serasa Experian