Nove municípios baianos foram selecionados entre os 80 escolhidos em todo o país no piloto do Programa Cidades Digitais. De acordo com o governo, o objetivo é “melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecer, pelo menos, um ponto de acesso público à banda larga”. Uruçuca apresentou suas necessidades de forma transparente e foi contemplada dentre uma lista de 192 municípios.
Por meio do programa, o Ministério das Comunicações quer facilitar práticas de transparência na gestão pública. Ao mesmo tempo, ajudará na prestação de serviços públicos como marcação de consultas nas unidades públicas de saúde, acompanhamento escolar das crianças que estudam nas escolas públicas e pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) via internet.
A cidade de Jorge Medaur obedeceu aos critérios como capacidade de população até 50 mil habitantes, localização preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones), interesse e disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede, e cidades com menor índice de desenvolvimento para ser incluída.
“Esses critérios visam diminuir as diferenças de inclusão digital em Uruçuca”, disse a chefe de Gabinete, Fabricia Ferreira. “Neste primeiro momento a cidade terá instalado um anel de fibra ótica ligando pelo menos quatro pontos destinados aos serviços públicos oferecidos pelo município e o ponto de acesso ao público”, acrescentou.
Cidades baianas como Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte e Vitória da Conquista também foram selecionadas.