Reviravolta na sucessão municipal! Ex-prefeito Ubaldino Júnior afirma em seu programa de rádio que está convencido de que conseguirá registrar sua candidatura na justiça eleitoral e garantiu que caso não consiga viabilizar sua candidatura até o final de junho renunciará à candidatura antes da convenção do PMDB. “O que aconteceu em 2008 não voltará a acontecer jamais, pois caso exista a mínima possibilidade da minha candidatura ser barrada, desistirei imediatamente e lançaremos um nome com condições reais de vencer a eleição, podendo ser o da Roberta Caires que hoje tem um papel importantíssimo no processo político em Porto Seguro”, afirmou
Em seu programa hoje na rádio 88 FM, de Porto Seguro, o ex-prefeito Ubaldino Júnior anunciou sua pré-candidatura a prefeito da cidade nas eleições de outubro. Ubaldino afirmou que a decisão foi tomada, após dias de reuniões com advogados e políticos influentes no Congresso, que o teriam convencido da possibilidade real do Supremo Tribunal Federal (STF) considerar que a lei da ficha não poderá retroagir para barrar candidatos que tiveram ações julgadas por órgãos colegiados antes da norma entrar em vigor.
Segundo o peemedebista, as ações que poderiam inviabilizar o registro da sua candidatura seriam de 2003, no entanto, a lei da ficha limpa foi sancionada em 2010. “A lei não pode retroagir 7 anos para impedir minha candidatura”, disse o ex-prefeito, acrescentando que está entusiasmado e disposto a enfrentar a campanha política.
Ubaldino acredita que a recente decisão do STF que liberou o paraense Jáder Barbalho para tomar posse como senador, apesar de ele ter sido barrado pela lei, abre um precedente para que outros candidatos em situação semelhante pleiteiem o registro de suas candidaturas. “A lei vale para todos”, lembrou.
O ex-prefeito também afirmou que aguardará a decisão do STF até o dia 30 de junho, prazo das convenções partidárias. “Caso exista 1% de possibilidade da justiça negar o registro, como aconteceu em 2008, retirarei a minha candidatura imediatamente e o PMDB lançará um nome próprio para disputar a eleição, podendo ser o de Roberta Caires, que atualmente lidera a maioria das pesquisas de opinião e tem desempenhado um papel importante no processo político local”, ressaltou.
Ubaldino adiantou que sabe que seus adversários tentarão explorar o fato dizendo que se trata de uma aventura inconseqüente, mas que não abrirá mão de cumprir seu papel. “Não vou cometer o mesmo erro do passado, por isso prometo, dou minha palavra, de que se até o dia 30 de junho os tribunais não decidirem sobre a aplicação da lei da ficha limpa renunciarei a minha candidatura e, junto com nossos aliados, decidiremos o caminho a seguir”, concluiu.
Fonte: Bahia dia dia