Trade turístico de Porto Seguro participa de capacitação

Trade turístico de Porto Seguro participa de capacitação
Foto: Ascom do Sebrae
Objetivo é consolidar o município como Destino Indutor

O Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores deu mais um passo esta semana para alcançar o objetivo de consolidar Porto Seguro como destino turístico internacional e elevar o padrão de competitividade da cidade por meio de um trabalho cooperado entre as áreas pública e privada. Os membros do grupo participaram do workshop “Capacidade Empreendedora e Liderança Coach”, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB). A oficina foi realizada no auditório do Hotel Solar do Imperador. Participam do Grupo Gestor o poder público, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, e entidades do trade turístico local, entre elas o Sebrae.

Destinos indutores são aquelas cidades que apresentam infraestrutura básica e turística, atrativos qualificados e que são capazes de atrair e distribuir significativo número de turistas para localidades vizinhas. O workshop realizado nesta semana dá continuidade às ações do projeto, que já teve palestra de sensibilização e um outro seminário, realizado em julho.

A coordenadora geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro, disse que o trabalho que está sendo desenvolvido na gestão dos 65 Destinos Indutores é consistente e agrega valor aos destinos. “O IMB selecionou excelentes consultores, que estão ajudando os grupos gestores a absorverem os conceitos que norteiam o projeto e também aprendendo a trabalhar em grupo”, avaliou.

“A idéia é ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, gestão do turismo e liderança, fortalecendo a governança dos destinos e a interrelação deles com as regiões”, resumiu a diretora do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt. Para ela, os workshops promovem o alinhamento dos atores locais em relação à importância da gestão do turismo e o exercício da liderança.

O facilitador do encontro foi o consultor do IMB Bruno Wendling. Ele destacou que a importância da oficina é auxiliar os membros do Grupo Gestor quanto ao poder de decisão que eles vão ter a partir de agora, levando-se em consideração as prioridades para o implemento efetivo de um programa de turismo na cidade.

Os membros do Grupo Gestor de Porto Seguro estão confiantes no sucesso do programa. O coordenador do grupo, Bruno Fernandes, representante da Secretaria Municipal de Turismo, acredita que a partir dos novos estudos os membros terão mais percepção do trabalho a ser realizado. “Mas temos que achar um caminho para melhorar, temos que arregaçar as mangas para ter um resultado efetivo”, lembrou a representante da Associação de Guias de Turismo, Valéria Rodrigues.

Patrícia Martins, da Porto Seguro Convention & Bureau, garante que os resultados gerados pela aplicação da metodologia ensinada nos workshops já está dando resultado. “Já temos resultados palpáveis, embora não possam ser percebidos. O que temos que fazer agora é alinhar o trabalho dos municípios induzidos e indutores”, avaliou. Para Enivaldo Piloto, representante do Sebrae no grupo, Porto Seguro tem todas as condições para influenciar positivamente o turismo nas cidades do entorno, e com as qualificações feitas pelo Grupo Gestor o trade vai alcançar a excelência necessária para isso.

Gestão dos 65 Destinos Indutores

Definidos para terem prioridades nos investimentos técnicos e financeiros do Ministério do Turismo, os 65 Destinos Indutores foram escolhidos a partir da sugestão de 87 locais (roteiros) que possuíam infraestrutura básica e turística, bem como atrativos qualificados capazes de trazer e distribuir turistas para as próprias cidades e seu entorno.

O projeto está sob a gestão do Marca Brasil desde o início de 2009 e consiste em instituir um sistema de gestão nos planos de ações dos 65 destinos, capacitando os atores locais para fortalecimento da governança e ampliação dos conhecimentos postos sobre planejamento estratégico. Paralelamente, está prevista a animação de uma rede de trabalho que mantenha a troca de informações em dinâmica constante e eficiente, além de monitoria das ações executadas.

O Mtur, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e Sebrae, já realizou duas pesquisas de diagnóstico dos 65 Destinos (2008 e 2009) denominada Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, com o objetivo de avaliar nível de competitividade dos 65 destinos em relação ao mercado internacional.

Fonte: Débora Vicentini/Ascom do Sebrae

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