Teixeira: títulos eleitorais podem ser regularizados a partir desta segunda, dia 8

Cartório Eleitoral de Teixeira de Freitas. Foto: Elizeu Portugal/OSollo

Os mais de 45 mil eleitores de Teixeira de Freitas que tiveram o título de eleitor cancelado por não terem realizado a biometria obrigatória já podem regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

O Cartório da 183ª Zona Eleitoral concluiu o prazo para a revisão biométrica no último dia 22 de fevereiro.

A partir desta segunda-feira, dia 08 de abril, aqueles que não fizeram a identificação biométrica poderão comparecer:

1) ao próprio cartório, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas. Está situado na avenida Uirapuru, número 1816, bairro Monte Castelo.
2) ou ao SAC, instalado no Shopping PátioMix, mediante agendamento (clique AQUI). 

É necessário estar munido de um documento de identificação com foto (original), o comprovante de residência atualizado (máximo de três meses) e título de eleitor. Não há pagamento de multa.

A permanência com o título cancelado impede, entre outros pontos, que os eleitores se inscrevam em concursos públicos, obtenham passaporte ou CPF, renovem matrícula em instituições públicas de ensino e tomem empréstimos junto a bancos estatais.

Já o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições (regulares ou suplementares) também deve regularizar sua situação. Na Bahia, 98.227 eleitores estão em situação irregular e têm até o próximo dia 6 de maio para procurar pelos cartórios ou postos eleitorais.

Para a Justiça Eleitoral, cada turno de um pleito corresponde a uma eleição. Neste caso, é necessário pagar uma multa. O valor é de R$ 3,51 por turno.

Para saber se você é portador de um dos títulos cancelados, basta acessar a página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), inserir seu nome completo e data de nascimento. Com os dados, o sistema vai informar se a situação eleitoral está “regular”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui