A eleição para a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia-UPB será nesta quarta-feira, 23. Pela primeira vez o extremo sul da Bahia estará representado no pleito, quem marca presença é o prefeito de Teixeira de Freitas-BA, João Bosco Bittencourt (PT), que compõem a chapa liderada pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB).
Maria Quitéria inscreveu sua chapa na tarde desta segunda, 21. Além do padrinho político e atual presidente da UPB, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), também acompanhou este momento.
Prefeito explica a importância de sua participação
Durante evento em que estavam presentes 20 dos 21 prefeitos da região, João Bosco foi escolhido para compor uma das chapas pela presidência da UPB por 20 deles, ou seja, seu nome foi eleito por unanimidade.
Ao falar de sua participação, Bosco explica que tão logo foi eleito, esteve em um encontro em Salvador-BA, quando iniciou conversas com outras lideranças políticas a fim de conseguir aumentar a representatividade política do extremo sul da Bahia, por meio, também, da participação na UPB. “A participação e representatividade política do extremo sul está aquém de sua importância para a Bahia”, externou Bosco, defendendo que, por meio da UPB,fica mais fácil levar as demandas do extremo sul à esfera estadual.
Ao citar quais seriam as demandas, que ele chama de “pautas da região”, Bosco elenca a reforma dos aeroportos de Porto Seguro,Teixeira de Freitas e Caravelas, além da necessidade engrandecer as ações para a duplicação da BR 101 e recursos que fortaleçam e agilizem a vinda da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba). “Vamos levar nossa pauta para a mesa do governador”, exclamou o prefeito.
Quando questionado sobre seu posto neste pleito, ele disseque nunca teve a ambição de ser “o cabeça de chapa”, e consequentemente o presidente da UPB, posição que ele considera prematura [ainda]. Para João Bosco, o município de Teixeira de Freitas carece muito de sua presença, então, ele prefere uma posição que lhe permita assistir o município de perto, mas, nas palavras dele “sem perder o foco na região”. De olho neste foco regional, o prefeito já garantiu sua participação na diretoria da Associação dos prefeitos do extremo sul-Apes, como 1º Secretário. Mais uma vez ele salienta o quanto é importante sua participação, contudo, não como presidente. A preocupação do prefeito e manter Teixeira de Freitas como sua prioridade máxima.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas