Você sabe o que é pazear? Essa foi uma das provocações feitas pelo coordenador do Movimento Internacional Pela Paz e Não Violência (MovPaz), Clóvis Nunes, durante a oficina de formação para professores da Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas. A oficina faz parte do processo de implantação do Programa de Cultura de “Paz nas Escolas” e na sexta-feira (21) reuniu 400 professores na parte da manhã e 200 na parte da tarde, nas dependências da Igreja Metodista Wesleyana. E, respondendo à pergunta inicial, “Pazear” é o ato de fazer a PAZ, é a paz como verbo, no sentido de ação. Neste ensejo, Clóvis convida estudantes, professores e demais a serem pazeadores, com as dicas dadas na palestra e firmadas nos kits de paz entregues às Escolas pela Prefeitura.
A oficina, e o Programa, são de realização do Governo Municipal de Teixeira de Freitas/Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o Movimento Internacional Pela Paz e Não Violência (MovPaz). A primeira abordagem ao Programa foi feita ainda durante a Semana Pedagógica, no início do ano de 2015. O segundo momento se deu em junho, quando mais uma vez os educadores foram sensibilizados a fomentar a paz por meio da Educação. Na etapa de sexta-feira, o evento matutino contou com a presença do prefeito João Bosco Bittencourt que deu as boas vindas aos educadores dizendo que “se a gente ensinar a criança e fazer com que ela entenda e viva a paz, ela levará isso pra dentro da sua casa”, o que auxilia numa sociedade embasada pela Cultura de Paz.
Segundo explicou o secretário Municipal de Educação e Cultura Ariosvaldo Alves Gomes, o Programa pretende incluir oficialmente no currículo pedagógico das Escolas do Município o estudo da Paz para atingir alunos e torná-los cidadãos preocupados com o meio ambiente, com o homem e com a paz. A Escola é o local de produção e reprodução do conhecimento. Tomando por base essa afirmativa a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas (SMEC) fortalece e incentiva o programa “Cultura de Paz nas Escolas”. O primeiro objetivo é manter os educadores em sintonia com as necessidades dos problemas sociais, inserindo a temática da não violência ao currículo e transformando, efetivamente, a escola numa ferramenta capaz de apontar caminhos para a construção da paz na sociedade.
Ascom da prefeitura