Teixeira: cresce procura por descontos para PCD na compra de veículos

Pessoas com deficiência têm direito a comprar carro com isenção de até 30%

Foto ilustrativa/Internet

Um trabalho de consultoria para pessoas com deficiência (PCD) já rendeu mais de 100 processos positivos em Teixeira de Freitas e região. Os números são de uma campanha executada pela Lúcia Despachante Emplacamento e Consultoria, que teve início em fevereiro deste ano.

Releia aqui: Você conhece os direitos de uma pessoa com deficiência na hora de adquirir um veículo?

O serviço oferecido pela empresa teixeirense visa esclarecer dúvidas sobre isenção total de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Quando o preço do bem adquirido é inferior a R$ 70 mil, cabe também o desconto de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O direito à isenção para PCD é válido até dezembro de 2021. Enquadram-se patologias como: amputações, artrite, AVC, autismo, alguns tipos de câncer, doenças degenerativas, deficiências visual e mental, LER (Lesão por esforço repetitivo), poliomielite, próteses internas e externas, problemas na coluna, etc.

De olho nisso, as montadoras automobilísticas têm ajustado a oferta de modelos exclusivos. Em 2018, as vendas de PCDs no país alcançaram mais 264 mil unidades (em 2014, eram foram cerca de 84 mil).

Assista à reportagem veiculada no programa Auto Esporte, da TV Globo, sobre o assunto:

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui