Você conhece os direitos de uma pessoa com deficiência na hora de adquirir um veículo?

Você conhece os direitos de uma pessoa com deficiência na hora de adquirir um veículo?
Foto ilustrativa/Internet

Muita gente já ouviu falar, mas nem todos compreendem o processo para adquirir um veículo com isenção de impostos devido a deficiência. O grupo PcD (Pessoas com Deficiência) está incluído em lei que garante descontos na aquisição de automotores.

Pensando nisso, o empresário Marcos Antônio Ferreira, da Lúcia Despachante Emplacamento e Consultoria, de Teixeira de Freitas, decidiu colaborar com a divulgação desse direito e ajudar a esclarecer como funciona o processo.

Você conhece os direitos de uma pessoa com deficiência na hora de adquirir um veículo?
O empresário Marcos Antônio Ferreira, da Lúcia Despachante

A reportagem do jornal OSollo reuniu diversas informações e conversou com o empresário.

Segundo Marcos, havia um mito sobre a abrangência do grupo PcD. O projeto não acolhe apenas deficiências físicas ou invalidez, mas também patologias como a Síndrome de Down e diversas além desta.

O Governo deixa de arrecadar com os impostos isentados, por isso não divulga. As isenções de IPI, ICMS e até de IPVA chegam a 30% no valor do veículo. A cada ano se emplaca mais de 200 mil veículos PcD no Brasil e é interessante saber que, em cada dois brasileiros, um tem direito“, disse.

O direito à isenção para PcD é garantido pela Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995 e é válido até dezembro de 2021.

Enquadram-se patologias como: amputações, artrite, AVC, autismo, alguns tipos de câncer, doenças degenerativas, deficiências visual e mental, LER (Lesão por esforço repetitivo), poliomielite, próteses internas e externas, problemas na coluna, etc.

Marcos pontuou que “a pessoa que tem a patologia passa por dois médicos, eles preenchem os laudos e encaminhamos para a Receita Federal. A fila de espera caiu para três dias para deferimento do IPI e, depois, para o ICMS aqui na Secretaria da Fazenda em Teixeira“, comentou.

A lei coloca um teto para o valor máximo de aquisição para ter o desconto de impostos. Quem determina se o carro precisará de adaptação será um técnico do Departamento de Trânsito.

“A pessoa com a patologia pode nos procurar para saber se ela realmente se enquadra em primeira análise. Fazemos esse atendimento sem cobrança de honorários para que as pessoas tenham esse direito adquirido e podem nos procurar que damos todo o suporte“, declarou o empresário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui