Teixeira: BIOEX permitirá a identificação biométrica de quase 4 mil eleitores

Teixeira: BIOEX permitirá a identificação biométrica de quase 4 mil eleitores
Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil

Eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia poderão ser identificados pela impressão digital em 2 de outubro.

A ação é parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seis entidades públicas parceiras da Justiça Eleitoral vão permitir o aproveitamento de dados dos cidadãos que estão aptos a votar nas eleições gerais deste ano.

Segundo o TSE, Teixeira de Freitas (183ª ZE) tem 112.190 eleitores aptos, sendo que 84.898 tiveram a biometria coletada e 3.943 cidadãos tiveram seus dados importados por meio do Bioex.

A maior parte dos dados será importada do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e um menor percentual virá dos institutos de identificação dos estados. No dia da eleição, as informações repassadas pelos órgãos conveniados serão validadas pelo TRE-BA.

O processo vai funcionar em cada seção eleitoral, quando o cidadão usar a impressão digital para se identificar. Se a identificação for feita com sucesso, a urna eletrônica vai registrar a informação para que, posteriormente, os dados biométricos do eleitor sejam inseridos no cadastro eleitoral. Independentemente da validação, o eleitor poderá votar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui