Técnicos estaduais debatem criação de região metropolitana na Ilhéus-Itabuna

Ao participar da abertura do seminário de desenvolvimento regional que visa ampliar discussões sobre a implantação da região metropolitana no eixo Ilhéus-Itabuna, o prefeito Newton Lima disse que eventos com estes têm a preocupação de buscar o debate e palestras técnicas sobre o desenvolvimento regional, que seu ver será um grande marco para diversos municípios baianos que estão no entorno destas duas cidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por sua vez, o prefeito de Ibicuí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Cláudio Dourado, contou que a idéia é participar de debate sobre a proposta de formação da região metropolitana do Sul da Bahia, mas lamentou a ausência de diversas representações políticas regionais que perderam a oportunidade de tirar dúvidas de técnicos especializados a respeito do assunto, que deve mudar o cenário de desenvolvimento no sul da Bahia.

Na oportunidade, o diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Edgard Porto, destacou o papel do bi-polo Ilhéus-Itabuna no desenvolvimento regional e perspectivas de gestão integrada. O técnico tratou de diversas questões, a exemplo da estrutura integrada, crescimento de ilhas de desenvolvimento, recursos econômicos, relações sociais e econômicas, formas de pensar o futuro, municípios que mais crescem em termos populacionais, gestão regional, consolidar o turismo de Ilhéus com a dinâmica do comércio varejista de Itabuna, aliada com a cultura do cacau, área de desenvolvimento, dentre outras.

Já a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, da Secretaria e Desenvolvimento Urbano, Graça Torreão, discorreu sobre a “Região Metropolitana e Aglomeração Urbana”. A arquiteta detalhou sobre planejamento urbano, com ênfase para questões voltadas para a densidade demográfica e outros fatores agregados. Graça Torreão mostrou ainda as transformações no setor, no Brasil, a partir da constituição federal de 1988 e a falta de interesse de alguns políticos a respeito da regulação nacional das regiões metropolitanas.

Antes de iniciar o debate, o professor da Uesc, Gilmar Trindade – que apresentou a tese de doutorado a respeito do tema –, falou sobre “A aglomeração Urbana de Ilhéus e Itabuna”. Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, Amurc, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, o seminário foi realizado na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do Fórum da Justiça Federal, com o intuito de debater o processo de gestão, urbanização e planejamento dos municípios polarizados por Ilhéus e Itabuna que se encontram sob a influência do complexo Porto Sul. O evento foi encerrado com debate.

Presenças

Além dos prefeitos Newton Lima e Cláudio Dourado, o seminário contou com a presença do secretário de Planejamento, Fernando Vita, e de Desenvolvimento Urbano, José Alencar (ambos de Itabuna), Afonso Dantas, representando a Associação AME Itabuna, de secretários e assessores de Ilhéus, professores da Uesc e representantes de algumas entidades ilheenses.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui