SURPREENDIDO POR DEUS

“Quando Jacó acordou do sono, disse: Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!” (Gênesis 28.16)

A teologia atribui a Deus a onipresença, significando com isso a capacidade de Deus de estar em todo lugar. Os salmistas reconhecem em sua poesia essa onipresença divina, declarando ser impossível estar em algum lugar onde Deus não esteja. Todavia, podemos falar da presença de Deus e de estar na presença de Deus num sentido mais estrito, mais específico. Refiro-me à presença de Deus como uma experiência em que o percebemos e com Ele nos relacionamos. A presença de Deus é algo muito especial e um sinal de seu interesse por nós, de seu cuidado e amor. Ele não se faz presente para nos vigiar, mas para nos conquistar. Creio ser neste sentido que sai dos lábios de Jacó a expressão “o Senhor está neste lugar e eu não sabia”.

No tempo de Jacó as divindades eram relacionadas à geografia e às circunstâncias. Deuses da água, da terra, das colheitas ou da guerra. Eram também divindades familiares. Cada família tinha seu deus ou deuses. Algumas tinham até mesmo seu próprio sacerdote a quem sustentavam e que lhes prestava serviços espirituais. Jacó havia deixado sua família e sua terra. Ausentar-se assim significava estar sozinho, sem Deus. O Deus sobre quem lhe falava seu pai agora estava distante. Mas Jacó acabou surpreendido pela improvável presença de Deu que lhe foi revelada por um sonho. No sonho, uma escada unia o céu à terra. O lugar em que estava dormindo era visitado por anjos que desciam e subiam pela escada. Ao acordar, não teve dúvida: Deus está neste lugar. E isso mudou tudo!

As Escrituras narram diversos momento em que pessoas foram surpreendidas pela presença, pela atenção, pelo olhar de Deus. Tudo isso nos chega como um desafio de fé. Somos desafiados a crer que, assim como Deus esteve com Jacó ele nos oferta a Sua presença: a mim e a você. Ele está conosco. Talvez Ele esteja discordando de nossas atitudes e caminhos. Mas isso não significa que Ele esteja nos negando a sua presença. Ele sabe que se nos abandonar, não haverá salvação para nós. E Ele quer nos salvar! Ele está conosco não porque mereçamos, mas porque nos ama. Devemos crer e reconhecer Sua presença e responder a ela. Assim como tudo mudou para Jacó, a presença de Deus deve mudar tudo para nós!

“Ainda que eu ande pelo vale de sobras e morte, tu estás comigo”, assim declarou Davi. Creia na presença de Deus. Não tenha medo por causa de seus pecados ou culpas. Ele sabe quem é você e ama você. Aceite o abraço de Deus. E não confunda dificuldades, dores e mesmo o medo com a ausência de Deus. O vale de sobras e morte continua escuro e amedrontador, mesmo com Deus nele. Mas o medo diminui, quando cremos que Ele está conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui