O encontro, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 9, em Itajuípe, marcou a última etapa do processo de discussões sobre a elaboração do plano, que teve ênfase na sua importância para o gerenciamento dos recursos hídricos.
Segmentos sociais, como a Colôniade Pesca Z34 e os assentamentos Dom Elder Câmara e Bom Gosto, empresários, pesquisadores e representantes das prefeituras dos municípios banhados pelos rios que compõem as Bacias Hidrográficas do Leste, discutiram com membros do governo do Estado, o Plano de Recursos Hídricos e a Proposta de Enquadramento dos Corpos d’Agua das bacias. O encontro ocorreu na quarta-feira, dia 9, no salão paroquial da Igreja da Matriz, em Itajuípe.
Segundo o presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Fred Andrade,que representou o município de Ilhéus junto com o secretário de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, durante a reunião foram discutidos aspectos que causam danos a dinâmica das águas. “Temas como uso indeterminado de defensivos agrícolas, despejo de lixo e de esgotos nas águas, desmatamento das nascentes, queimadas e ausência de fiscalização foram alguns pontos dos debates”, informa Fred Andrade.
O encontro marcou a última etapa do processo de discussões sobre a elaboração do plano, que teve ênfase na sua importância para o gerenciamento dos recursos hídricos. Na ocasião, foram coletadas as opiniões e demais contribuições da sociedade, para que o documento reflita a percepção e principais preocupações da população com relação aos seus corpos d’águas.
O próximo passo será a consulta pública sobre o plano que está prevista ocorrerno mês de dezembro de 2013. Anteriormente, foram realizados estudos e levantamentos de dados sobre a bacia.