O lançamento da 12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju aconteceu na manhã de quarta-feira (04/04), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itamaraju. Estiveram presentes o prefeito Marcelo Angênica, acompanhado da primeira-dama, Fabiana Angênica, o presidente do Sindicato Rural, Everaldo Melo, o presidente da CDL, Américo Mendes, o radialista Carlos Brito, da empresa Café Rural, Tigrão da TM 21, empresários, pecuaristas, vereadores, secretários, representantes de vários veículos de comunicação de Itamaraju e região.
A 12ª Exposição de Itamaraju será promovida pelo Sindicato Rural com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, Tigrão, da TM 21, Carlos Brito, do Café Rural Agronegócios e empresas parceiras. “Na verdade, o evento não é da Prefeitura Municipal de Itamaraju, a prefeitura está entrando como colaboradora, porque é muito importante para o nosso município, para o agronegócio. Em momentos de crise o ideal são essas parcerias, porque minimizam muito custo. A gente vai conseguir fazer um evento bom, com atrações de nível nacional, com palestras, exposições, leilões, um evento completo, com custo pra o município extremante baixo, esse é o ideal, nesse momento de crise”, disse Angênica.
Segundo Ivan Favarato, secretário de Agricultura, a expectativa é grande para a 12ª Exposição de Itamaraju. “Como o município de Itamaraju tem no campo sua maior força econômica, certamente é um evento muito importante, não pode deixar de existir no calendário do município. É necessário que ele aconteça, é necessário que ele tenha cada vez mais um aspecto técnico. A gente tem sempre que valorizar, sim, esse ambiente festivo, as pessoas gostam, atrai muito o público, mas, a minha preocupação cada vez mais é que a exposição possa ser, caracteristicamente, um evento técnico, por isso, estamos trabalhando para construir uma agenda com profissionais que possam trazer novidades, modernidades e tecnologias para o produtor”.
“Nossa secretaria, particularmente, vai trazer um pavilhão do microempreendedor. Queremos não apenas valorizar o grande produtor do campo, grandes empresários, mas, também, o microempreendedor. Estamos formatando esse pavilhão, com parceiros como o Banco do Nordeste, Sebrae, e nós queremos formatar esse pavilhão também nesse evento”, completou Ivan Favarato.
Carlos Brito, do Café Rural Agronegócios, responsável pelos leilões, disse que a expectativa para a 12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju é muito boa, “porque o momento da pecuária é bom, a gente vem de um período de seca, onde o rebanho bovino diminuiu bastante, e agora a gente vem de um 2017 de muita chuva, e 2018 de muita chuva e de muito capim. O pecuarista se recapitalizou e está procurando bezerro, e onde tem bezerro é em Itamaraju, na região extremo sul, porque detemos o maior rebanho bovino da Bahia, essa região é a que tem mais gado”.
Aliado a isso, “nós temos animais de extrema qualidade e que são ofertados no leilão o que há do melhor dos melhores, isso é ofertado, tanto da raça nelore, quanto do cruzamento da raça industrial. Pra esse leilão serão ofertados mil bezerros, neste megaleilão da 12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju. Esa é a união, para um bem maior, ou seja, a realização do evento vem para valorizar o homem do campo responsável pela maior parte da economia do nosso município”, disse, também, Carlos Brito.
Everaldo Melo, presidente do Sindicato Rural de Itamaraju, falou que a expectativa é imensa, “haja vista que a exposição é muito importante para Itamaraju, nós temos como base a economia do município que gira em torno do agronegócio, precisamos valorizar esse setor agropecuário, e temos a parceria com a prefeitura municipal de Itamaraju, Tigrão da TM 21, e outros parceiros, e esperamos a colaboração da população, que a participação seja intensa, porque é um evento muito importante para a região. O sindicato é o realizador do evento, teremos palestras voltada à cafeicultura, pecuária, vaquejada, leilão, será um grande evento e queremos envolver diversos setores no agronegócio””, concluiu Everaldo.
O pecuarista e empresário Jorge Almeida externou alegria com o evento. “Estou muito alegre em ver a região fortalecida e não podemos quebrar esse ciclo, esse ciclo é muito importante, seja uma exposição grande, média, ou pequena, mas, temos que dar continuidade a esse evento, que é de grande importância para o agronegócio de nossa região. A exposição é muito importante, movimenta a área comercial, hoteleira, enfim, a cidade toma uma movimentação muito boa, e isso traz para os pecuaristas, pra o agronegócio, uma nova visão, e não tenho dúvida, faremos bons negócios”, finalizou Jorge.
O produto de eventos da Tigrão, da TM 21, disse que Itamaraju é um dos maiores produtores de café da nossa região e no cenário brasileiro “essa é uma região forte no agronegócio e tenho certeza que vai ser uma exposição de sucesso e eu me sinto honrado de ser a primeira vez que estou fazendo a exposição de Itamaraju”.
Ele disse não ter dúvidas de que a festa vai estar abrilhantando cada vez mais a agropecuária de Itamaraju. “Nós temos uma novidade esse ano que é a entrada franca, as pessoas não vão pagar pra entrar no parque, só será pago no dia do show, e mesmo assim você entra no parque e depois, se a pessoa quiser assistir o show (no sábado), terá que pagar, mas para participar da festa é totalmente de graça. Eu tenho certeza que vai ser uma festa bonita, um momento de muita alegria para a cidade, o momento de colheita de café. A região é muito forte no café, na produção de gado leiteiro e gado de corte e cacau”, afirmou Tigrão.
Programação da 12ª Exposição Agropecuária:
25/05 (sexta-feira, entrada franca)
César Melo
Nildo Rocha
Leandro Marques
26/05 (sábado, entrada c/ ingresso)
Edu e Maraial
Kaio Oliveira
Baile do Sandes
Marca Passo
27/05 (domingo, entrada franca)
Xelão
Ed Lemos
Veja mais Fotos: