Sindicato Rural promove, de 24 a 27 de maio, a 12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju

O lançamento da 12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju aconteceu na manhã de quarta-feira (04/04), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itamaraju. Estiveram presentes o prefeito Marcelo Angênica, acompanhado da primeira-dama, Fabiana Angênica, o presidente do Sindicato Rural, Everaldo Melo, o presidente da CDL, Américo Mendes, o radialista Carlos Brito, da empresa Café Rural, Tigrão da TM 21, empresários, pecuaristas, vereadores, secretários, representantes de vários veículos de comunicação de Itamaraju e região.

Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, disse que a prefeitura está entrando como colaboradora, porque é muito importante para o município e pra o agronegócio a exposição. Fotos: Lenio Cidreira/OSollo

A 12ª Exposição de Itamaraju será promovida pelo Sindicato Rural com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, Tigrão, da TM 21, Carlos Brito, do Café Rural Agronegócios e empresas parceiras. “Na verdade, o evento não é da Prefeitura Municipal de Itamaraju, a prefeitura está entrando como colaboradora, porque é muito importante para o nosso município, para o agronegócio. Em momentos de crise o ideal são essas parcerias, porque minimizam muito custo. A gente vai conseguir fazer um evento bom, com atrações de nível nacional, com palestras, exposições, leilões, um evento completo, com custo pra o município extremante baixo, esse é o ideal, nesse momento de crise”, disse Angênica.

O secretário de Agricultura disse que a expectativa é grande

Segundo Ivan Favarato, secretário de Agricultura, a expectativa é grande para a 12ª Exposição de Itamaraju. “Como o município de Itamaraju tem no campo sua maior força econômica, certamente é um evento muito importante, não pode deixar de existir no calendário do município. É necessário que ele aconteça, é necessário que ele tenha cada vez mais um aspecto técnico. A gente tem sempre que valorizar, sim, esse ambiente festivo, as pessoas gostam, atrai muito o público, mas, a minha preocupação cada vez mais é que a exposição possa ser, caracteristicamente, um evento técnico, por isso, estamos trabalhando para construir uma agenda com profissionais que possam trazer novidades, modernidades e tecnologias para o produtor”.

“Nossa secretaria, particularmente, vai trazer um pavilhão do microempreendedor. Queremos não apenas valorizar o grande produtor do campo, grandes empresários, mas, também, o microempreendedor. Estamos formatando esse pavilhão, com parceiros como o Banco do Nordeste, Sebrae, e nós queremos formatar esse pavilhão também nesse evento”, completou Ivan Favarato.

Carlos Brito, do Café Rural Agronegócios, responsável pelos leilões

Carlos Brito, do Café Rural Agronegócios, responsável pelos leilões, disse que a expectativa para a 12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju é muito boa, “porque o momento da pecuária é bom, a gente vem de um período de seca, onde o rebanho bovino diminuiu bastante, e agora a gente vem de um 2017 de muita chuva, e 2018 de muita chuva e de muito capim. O pecuarista se recapitalizou e está procurando bezerro, e onde tem bezerro é em Itamaraju, na região extremo sul, porque detemos o maior rebanho bovino da Bahia, essa região é a que tem mais gado”.

Aliado a isso, “nós temos animais de extrema qualidade e que são ofertados no leilão o que há do melhor dos melhores, isso é ofertado, tanto da raça nelore, quanto do cruzamento da raça industrial. Pra esse leilão serão ofertados mil bezerros, neste megaleilão da 12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju. Esa é a união, para um bem maior, ou seja, a realização do evento vem para valorizar o homem do campo responsável pela maior parte da economia do nosso município”, disse, também, Carlos Brito.

Everaldo Melo, presidente do Sindicato Rural de Itamaraju

Everaldo Melo, presidente do Sindicato Rural de Itamaraju, falou que a expectativa é imensa, “haja vista que a exposição é muito importante para Itamaraju, nós temos como base a economia do município que gira em torno do agronegócio, precisamos valorizar esse setor agropecuário, e temos a parceria com a prefeitura municipal de Itamaraju, Tigrão da TM 21, e outros parceiros, e esperamos a colaboração da população, que a participação seja intensa, porque é um evento muito importante para a região. O sindicato é o realizador do evento, teremos palestras voltada à cafeicultura, pecuária, vaquejada, leilão, será um grande evento e queremos envolver diversos setores no agronegócio””, concluiu Everaldo.

Temos que dar continuidade a esse evento, que é de grande importância para o agronegócio de nossa região”, disse Almeida

O pecuarista e empresário Jorge Almeida externou alegria com o evento. “Estou muito alegre em ver a região fortalecida e não podemos quebrar esse ciclo, esse ciclo é muito importante, seja uma exposição grande, média, ou pequena, mas, temos que dar continuidade a esse evento, que é de grande importância para o agronegócio de nossa região. A exposição é muito importante, movimenta a área comercial, hoteleira, enfim, a cidade toma uma movimentação muito boa, e isso traz para os pecuaristas, pra o agronegócio, uma nova visão, e não tenho dúvida, faremos bons negócios”, finalizou Jorge.

Tigrão, produtor de eventos

O produto de eventos da Tigrão, da TM 21, disse que Itamaraju é um dos maiores produtores de café da nossa região e no cenário brasileiro “essa é uma região forte no agronegócio e tenho certeza que vai ser uma exposição de sucesso e eu me sinto honrado de ser a primeira vez que estou fazendo a exposição de Itamaraju”.

Ele disse não ter dúvidas de que a festa vai estar abrilhantando cada vez mais a agropecuária de Itamaraju. “Nós temos uma novidade esse ano que é a entrada franca, as pessoas não vão pagar pra entrar no parque, só será pago no dia do show, e mesmo assim você entra no parque e depois, se a pessoa quiser assistir o show (no sábado), terá que pagar, mas para participar da festa é totalmente de graça. Eu tenho certeza que vai ser uma festa bonita, um momento de muita alegria para a cidade, o momento de colheita de café. A região é muito forte no café, na produção de gado leiteiro e gado de corte e cacau”, afirmou Tigrão.

Programação da 12ª Exposição Agropecuária:

25/05 (sexta-feira, entrada franca)

César Melo

Nildo Rocha

Leandro Marques

26/05 (sábado, entrada c/ ingresso)

Edu e Maraial

Kaio Oliveira

Baile do Sandes

Marca Passo

27/05 (domingo, entrada franca)

Xelão

Ed Lemos

Veja mais Fotos:

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui