Agricultores e técnicos ligados ao setor, de Porto Seguro e região, lotaram o auditório do Senac, nos dias 08 e 09/12, para o I Seminário da Agricultura Familiar, promovido pela Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Agricultura. Na parte externa, a Feira de Agricultura Familiar apresentou produtos agrícolas e de artesanato do Território Costa do Descobrimento.
Durante os dois dias de evento, foram realizadas diversas palestras, com orientações práticas para ajudar os pequenos agricultores a obter melhores resultados em sua produção. Entre os temas abordados, estavam o Selo da Agricultura Familiar, microcrédito, produção orgânica, alimentação saudável, higiene e manipulação de alimentos, cultivo de peixes em viveiro, recursos hídricos, entre outros.
O secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, considerou bastante positivo o resultado do evento, já que os agricultores atenderam ao chamado da prefeitura e foram apresentar a sua produção além de buscar mais informações para melhorar o desempenho no campo. “Cada vez mais a Prefeitura e os agricultores falam a mesma língua, buscando a valorizar a agricultura como importante fonte de recursos para a economia da região”, diz o secretário.
Uma das lideranças do setor, Osvaldo Inocêncio dos Santos, presidente da Associação Extremo Sul, elogiou a qualidade técnica das palestras e a importância do programa que garante a compra dos produtos da agricultura familiar para a produção da merenda escolar no município. Osvaldo também elogiou a parceria com a Prefeitura, que segundo ele, não tem como dar errado. “Se abraçarmos essa proposta da prefeita, vamos conseguir mudar a história do homem do campo, mantendo nossos filhos na roça de forma produtiva e rentável”.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro