Secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas comemora um ano de conquistas pela população

Secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas. Fotos Ascom

Amor pela população e servidores que fazem o melhor. Foram esses os dois fatores que o atual secretário de saúde de Porto Seguro, Kerrys Costa Ruas, citou ao falar sobre sua atuação à frente da pasta.

Em 2019, Kerrys Ruas conduziu ações que têm garantido respaldo à gestão da prefeita Cláudia Oliveira. Ele assumiu a pasta pela primeira vez nos anos de 2010 e 2011, retornando ao cargo interinamente em abril do ano passado.

Kerrys e sua família chegaram a Porto Seguro em 2002. Hoje, com 45 anos, ele relembra com alegria quando foi efetivado há quase 16 anos como contador.

Casado e pai de três filhos, o reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados e contribuição com o desenvolvimento do município veio em forma de homenagem na Câmara Municipal em agosto deste ano, quando recebeu o título de cidadão porto-segurense.

Eu sou de Salvador, mas me apaixonei pela cidade. A gente criou um amor e carinho especial pela população. Tenho inúmeros amigos. Reconheço e endosso a relevante criação de vínculos com diversas pessoas, das mais distintas áreas, que têm exercido ao longo dos anos favorável influência em nosso município. Como cidadão e profissional da área contábil e da saúde, o meu intuito é contribuir para consolidação do avanço, bem como a melhoria de Porto Seguro”, disse Kerrys.

Para o secretário de Saúde, o ano de 2019 foi um período de feitos marcantes. A exemplo, a entrega da nova sede da secretaria em fevereiro, destaque nacional em saúde bucal, mais equipamentos e obras em várias unidades.

Foi entregue a sede própria da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em Porto Seguro. Destaque à vasta infraestrutura moderna, com equipamentos de ponta, fruto da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Veracel Celulose. Também a revitalização da Unidade de Saúde do Cambolo.

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) receberam reforma total e requalificação estrutural com recursos próprios.

Teve início a construção da Policlínica nas instalações do antigo hospital, na rua Cova da Moça, onde serão oferecidas diversas especialidades como: ortopedia, cardiologia, pediatria, neurologia, clínico geral, urologia, ginecologia, oncologia, fonoaudiologia, angiologia, dermatologia, anestesia e pequenas cirurgias, além de exames como ultrassom, raio-x e eletrocardiograma.

Em 28 de agosto, uma data histórica. Foi inaugurada a Unidade da Saúde da Família no bairro Fontana, beneficiando mais de 4 mil moradores.

A UPA Frei Calixto passou a contar com novo aparelho de raio-X; o município foi contemplado com 60 novos médicos, profissionais integrados ao projeto Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) em uma articulação com instituições parceiras.

O curso de Medicina em Porto Seguro já é realidade. Com aprovação pelo MEC, contando com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde, as aulas estão previstas para início em fevereiro de 2020.

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital de Olhos (conveniado ao SUS), já disponibiliza atendimentos em retina no município, ampliando o rol de especialidades oftalmológicas ofertadas na rede pública de saúde.

O Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR) é pioneiro em tecnologia ao contar com o atendimento automatizado do BC Robô, o segundo em funcionamento na Bahia – um moderno equipamento que auxilia os profissionais na fase pré-analítica da rotina laboratorial.

Nesse período, Porto Seguro foi o único município da Bahia a obter pontuação na classificação nacional do Brasil Sorridente, que teve suas notas baseadas nos investimentos realizados pela Prefeitura.

A cidade ficou em quinto lugar na sua categoria. O ranking avaliou municípios de 20 estados e do Distrito Federal.

Porto Seguro destacou-se também ao ser selecionado entre os 36 melhores trabalhos apresentados na Mostra COSEMS Bahia, Aqui Tem SUS, para representar o estado no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na capital federal.

Campanhas nacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul tiveram adesão e cronograma especial.

Atenção voltada com mesma responsabilidade aos distritos, como Vera Cruz, que  teve sua Academia de Saúde revitalizada e entregue aos moradores. A pasta da Saúde ampliou a frota, incluindo a aquisição de veículo automotor totalmente adaptado para garantir a acessibilidade no transporte dos cadeirantes, além da entrega de três ambulâncias direcionadas à unidade de saúde do distrito de Pindorama, Tratamento Fora Domicílio (TFD) e Samu 24H.

Porto Seguro realizou eventos importantes, como o Encontro de Toxicovigilância das Intoxicações Exógenas no Extremo Sul da Bahia; o I Fórum Regional de Enfrentamento da Sífilis e o XI Fórum de Rede Cegonha da Microrregião de Porto Seguro.

O também reuniu representantes da vigilância sanitária da região. A cidade também sediou o 1º Fórum de Saúde Mental em defesa da mobilização social para os avanços e conquistas obtidos com a reforma psiquiátrica brasileira.

E, para avaliar tudo isso, a participação popular foi valorizada nas propostas e discussões para constantes melhorias na saúde pública através da 7º Conferência Municipal de Saúde, realizada em abril.

Para 2020, a Secretaria de Saúde prioriza outros relevantes avanços, que incluem: informatização de todas as unidades de saúde da família, com a disponibilização de tablets para os agentes comunitários de saúde, a perspectiva pioneira da implantação da clínica de hemodiálise sediada no município, a reforma do Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães, onde serão estabelecidos os serviços de hemodinâmica (Cardiologia) e oncologia, com mais de 20 leitos de UTI.

Os avanços na área da Saúde continuam com muita humanização. “A gente assume com amor, determinação e uma equipe engajada. Todos os servidores da saúde fazem o melhor“, finalizou Kerrys.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui