Secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas comemora um ano de conquistas pela população

Secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas comemora um ano de conquistas pela população
Secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas. Fotos Ascom

Amor pela população e servidores que fazem o melhor. Foram esses os dois fatores que o atual secretário de saúde de Porto Seguro, Kerrys Costa Ruas, citou ao falar sobre sua atuação à frente da pasta.

Em 2019, Kerrys Ruas conduziu ações que têm garantido respaldo à gestão da prefeita Cláudia Oliveira. Ele assumiu a pasta pela primeira vez nos anos de 2010 e 2011, retornando ao cargo interinamente em abril do ano passado.

Kerrys e sua família chegaram a Porto Seguro em 2002. Hoje, com 45 anos, ele relembra com alegria quando foi efetivado há quase 16 anos como contador.

Casado e pai de três filhos, o reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados e contribuição com o desenvolvimento do município veio em forma de homenagem na Câmara Municipal em agosto deste ano, quando recebeu o título de cidadão porto-segurense.

Eu sou de Salvador, mas me apaixonei pela cidade. A gente criou um amor e carinho especial pela população. Tenho inúmeros amigos. Reconheço e endosso a relevante criação de vínculos com diversas pessoas, das mais distintas áreas, que têm exercido ao longo dos anos favorável influência em nosso município. Como cidadão e profissional da área contábil e da saúde, o meu intuito é contribuir para consolidação do avanço, bem como a melhoria de Porto Seguro”, disse Kerrys.

Para o secretário de Saúde, o ano de 2019 foi um período de feitos marcantes. A exemplo, a entrega da nova sede da secretaria em fevereiro, destaque nacional em saúde bucal, mais equipamentos e obras em várias unidades.
Secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas comemora um ano de conquistas pela população
Foi entregue a sede própria da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em Porto Seguro. Destaque à vasta infraestrutura moderna, com equipamentos de ponta, fruto da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Veracel Celulose. Também a revitalização da Unidade de Saúde do Cambolo.

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) receberam reforma total e requalificação estrutural com recursos próprios.

Teve início a construção da Policlínica nas instalações do antigo hospital, na rua Cova da Moça, onde serão oferecidas diversas especialidades como: ortopedia, cardiologia, pediatria, neurologia, clínico geral, urologia, ginecologia, oncologia, fonoaudiologia, angiologia, dermatologia, anestesia e pequenas cirurgias, além de exames como ultrassom, raio-x e eletrocardiograma.

Em 28 de agosto, uma data histórica. Foi inaugurada a Unidade da Saúde da Família no bairro Fontana, beneficiando mais de 4 mil moradores.

A UPA Frei Calixto passou a contar com novo aparelho de raio-X; o município foi contemplado com 60 novos médicos, profissionais integrados ao projeto Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) em uma articulação com instituições parceiras.

O curso de Medicina em Porto Seguro já é realidade. Com aprovação pelo MEC, contando com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde, as aulas estão previstas para início em fevereiro de 2020.

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital de Olhos (conveniado ao SUS), já disponibiliza atendimentos em retina no município, ampliando o rol de especialidades oftalmológicas ofertadas na rede pública de saúde.

O Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR) é pioneiro em tecnologia ao contar com o atendimento automatizado do BC Robô, o segundo em funcionamento na Bahia – um moderno equipamento que auxilia os profissionais na fase pré-analítica da rotina laboratorial.

Nesse período, Porto Seguro foi o único município da Bahia a obter pontuação na classificação nacional do Brasil Sorridente, que teve suas notas baseadas nos investimentos realizados pela Prefeitura.Secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas comemora um ano de conquistas pela população

A cidade ficou em quinto lugar na sua categoria. O ranking avaliou municípios de 20 estados e do Distrito Federal.

Porto Seguro destacou-se também ao ser selecionado entre os 36 melhores trabalhos apresentados na Mostra COSEMS Bahia, Aqui Tem SUS, para representar o estado no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na capital federal.

Campanhas nacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul tiveram adesão e cronograma especial.

Atenção voltada com mesma responsabilidade aos distritos, como Vera Cruz, que  teve sua Academia de Saúde revitalizada e entregue aos moradores. A pasta da Saúde ampliou a frota, incluindo a aquisição de veículo automotor totalmente adaptado para garantir a acessibilidade no transporte dos cadeirantes, além da entrega de três ambulâncias direcionadas à unidade de saúde do distrito de Pindorama, Tratamento Fora Domicílio (TFD) e Samu 24H.

Porto Seguro realizou eventos importantes, como o Encontro de Toxicovigilância das Intoxicações Exógenas no Extremo Sul da Bahia; o I Fórum Regional de Enfrentamento da Sífilis e o XI Fórum de Rede Cegonha da Microrregião de Porto Seguro.

O também reuniu representantes da vigilância sanitária da região. A cidade também sediou o 1º Fórum de Saúde Mental em defesa da mobilização social para os avanços e conquistas obtidos com a reforma psiquiátrica brasileira.

E, para avaliar tudo isso, a participação popular foi valorizada nas propostas e discussões para constantes melhorias na saúde pública através da 7º Conferência Municipal de Saúde, realizada em abril.

Para 2020, a Secretaria de Saúde prioriza outros relevantes avanços, que incluem: informatização de todas as unidades de saúde da família, com a disponibilização de tablets para os agentes comunitários de saúde, a perspectiva pioneira da implantação da clínica de hemodiálise sediada no município, a reforma do Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães, onde serão estabelecidos os serviços de hemodinâmica (Cardiologia) e oncologia, com mais de 20 leitos de UTI.

Os avanços na área da Saúde continuam com muita humanização. “A gente assume com amor, determinação e uma equipe engajada. Todos os servidores da saúde fazem o melhor“, finalizou Kerrys.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui