Durante estes dois primeiros dias de abril, 01 e 02, o Sebrae promoveu o 1º Encontro de Atores de Desenvolvimento do Extremo Sul. O evento ocorreu no auditório da instituição, em Teixeira de Freitas.
A proposta do encontro é capacitar os secretários e os agentes de desenvolvimento de municípios da região, apoiando suas ações estratégicas focadas para a sustentabilidade dos pequenos negócios e dar suporte para o desenvolvimento territorial.
A programação do primeiro dia contou com uma exposição dos eixos especificados pela Lei Complementar nº 123/2006, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No segundo dia, tratou sobre como constituir uma rede de articulação formada pelos agentes.
Segundo o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, o evento tem acontecido por toda a Bahia, através da Cidade Empreendedora, que conta com vários eixos.
“Nós estamos capacitando tantos os secretários quanto os agentes de desenvolvimento. Diversas ações estão sendo pensadas para o Extremo Sul, a exemplo, o Empreender Regional e o Empreender Bahia. Nós estamos aqui com oito municípios, já em implementação do Cidade Empreendedora“, informou.
O Encontro recebeu a analista técnica da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN) do Sebrae Bahia, Carla Kuehn; o consultor da Sala do Empreendedor, Roberto Cirico Maciel, e convidados de Teixeira, Medeiros Neto, Prado, Itanhém, Porto Seguro, Itamaraju, Mucuri e Nova Viçosa.
Segundo a analista técnica Carla Kuehn, para que as micro e pequenas empresas cresçam é necessário um bom ambiente de negócios, sendo fundamental o envolvimento das prefeituras.
“Esse encontro de atores com secretários e agentes é para formar e fortalecer essa rede, e trabalhar em prol da região como um todo“, concluiu.