O Cidade Empreendedora chegou oficialmente em mais um município do Extremo Sul da Bahia, na última quinta-feira, 4 de abril. A prefeita de Medeiros Neto, Jadna Paiva Silva, assinou o termo de adesão ao programa, que oferece aos participantes cinco eixos de desenvolvimento.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, ressalta que Medeiros Neto já tem algumas estratégias bem desenvolvidas, mas que agora, com a implementação do programa, todas as ações voltadas para melhoria do ambiente de negócio serão trabalhadas sistematicamente.
“Assim como em todos os municípios que integram o Cidade Empreendedora, trabalharemos em Medeiros Neto compras públicas, educação empreendedora, desburocratização, atores de desenvolvimento e energias renováveis. O Sebrae coloca à disposição consultores para ajudar a implementar todas essas ações na prefeitura, mas com um olhar externo, em benefícios para as micro e
pequenas empresas”, explica.
Na prática, alguns desses benefícios do programa são a possibilidade do município oferecer a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) em apenas 15 minutos – serviço já é realizado em Medeiros Neto – e reduzir o tempo de abertura de pequenas empresas, passando para quatro dias úteis.
“Essa rapidez na abertura das empresas é de extrema importância para os pequenos empresários, que muitas vezes ficam semanas com as portas fechadas, pagando contas, na espera da documentação. A ideia do Sebrae é que realmente essas estratégias deixem o município mais atrativo para o
empreendedorismo, gerando mais emprego e renda”, completa Alex.