Aconteceu nesse sábado, 21 de março, o 63º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). O tema proposto para a discussão da mesa foi “A Democratização da estrutura interna da universidade nos marcos da sua composição social”.
Dentre os convidados, estava presente a professora Fabiana Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia. Ela frisou a importância do combate ao preconceito contra os negros, indígenas, pobres, LGBT e de outras minorias nas instituições. Ressaltou que esse combate é o ponto central para o processo de democratização da universidade.
Para os membros da mesa, nos últimos anos houve um aumento na criação de novas instituições no interior do país com a forte participação da comunidade, como a UFSB. O professor Antônio Andrioli ressaltou que: “A ideia é uma instituição construída pela comunidade e para a comunidade”.
A UFSB ganho destaque pela quebra do tradicional e participação social na organização de sua estrutura. Um exemplo disso é a presença na universidade de um Conselho Estratégico Social, em que há uma participação de todos os setores da universidade e da sociedade civil para a construção da instituição.
Esse Conselho é o primeiro passo para a realização do I Fórum Estratégico Social da UFSB que ocorrerá em setembro, quando a universidade faz seu aniversário de 2 anos. O Fórum será um espaço para discussões entre a sociedade, poder público, privado e movimentos sociais.
O objetivo dos integrantes da mesa é criar movimentos de universidades federais que caminhem em uma nova direção em que a finalidade seja a construção de uma Universidade Pública, Popular, Democrática e Comunitária
ACS-UFSB