Reconhecer pecados

“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.” (Salmos 51.3-4)

Você tem consciência de suas transgressões, de seus pecados? Não é tão simples quanto possa parecer à primeira vista. Tanto não é que Davi não disse “eu mesmo conheço”, mas “eu mesmo reconheço as minhas transgressões”. Depois de cometer adultério e assassinato ele simplesmente acomodou tudo em seu coração. Afinal, sendo o rei de Israel, com tanto poder, e tendo feito tudo como fez, não lhe parecia tão mal assim. Mas o profeta Natã foi enviado por Deus para lhe chamar atenção e abrir-lhe os olhos (2 Samuel 12). Então ele pode reconhecer as próprias transgressões e não as de outros. Agora, era como se seus pecados estivessem olhando para ele o tempo todo e dizendo: foi você. As vezes nossos pecados nos reconhecem antes que os reconheçamos. Ele já não conseguia varrer tudo para debaixo do tapete e esquecer.

É difícil entender a expressão “contra ti, só contra ti, pequei”, pois é claro que ele não pecou apenas contra Deus. Pecou contra seu reino, contra Urias, contra muita agente. Nossos pecados não são apenas contra Deus. Nem sempre percebemos o quanto afetam os outros, mas afetam. E os pecados dos outros nos afetam! Nossos pecados criam um ambiente ruim para a vida. Nossa e dos outros! Eles não melhoram ninguém e nem coisa alguma. Por isso precisamos o quanto antes da graça de Deus e de Seu perdão. E era isso que Davi estava buscando neste salmo. A condenação era justa, mas ele queria o perdão. Por pior que nos pareça nosso pecado, devemos querer e buscar o perdão. A culpa e a auto punição em nada ajudam! Não caia nessa armadilha.

Deus não nos faz sentir o peso de todo pecado que cometemos. Não suportaríamos viver assim! Mas há pecados que precisam pesar em nossa consciência e que o Espírito Santo nos ajude a sentir a culpa necessária para o arrependimento. Mas mesmo não sentindo culpa, devemos manter a consciência de que somos pecadores. E isso deve nos fazer humildes. Deve nos afastar da atitude de julgar e condenar os outros pecadores. Julgar é algo que cabe somente a Deus. E, diante da graça e amor de Deus, amá-Lo e nos alegrar nEle. E, como Paulo, dizer aos demais pecadores: Cristo veio nos salvar dos nossos pecados! Eu sei disso porque Ele me salvou, mesmo sendo eu o pior dos pecadores! (2 Tm 1.15)

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui