“Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor proverá’. Por isso até hoje se diz: No monte do Senhor se proverá.” (Gênesis 22.10-14)
Fala-se muito entre nós sobre “fazer a diferença”. Temos que fazer a diferença, ser uma pessoa, uma igreja, uma comunidade que faz a diferença. Isso virou clichê. Não é bom quando coisas importantes tornam-se clichês. Não é bom porque tornam-se frases abusadas por alguns alimentando a repulsa em outros. Mas podemos e devemos considerar a diferença ou diferenças que pessoas que creem podem e devem fazer em seu contexto. Mas, de que tipo é essa diferença, qual sua causa e resultado? Vamos refletir um pouco mais na experiência de Abraão. Ela tem algo a nos dizer sobre isso. Nos questiona sobre quanta diferença faz tudo que sabemos sobre Deus.
Abraão submeteu-se a Deus ao ponto de oferecer Isaque, se fosse preciso. Não foi porque Deus o impediu no último instante. Deus providenciou o carneiro e Abraão viu a provisão de Deus. Imagine o significado daquele momento. Imagine a alegria, a gratidão e o novo nível de conhecimento que agora aquele homem tinha de seu Deus. Nós podemos dizer que Deus é provedor, mas isso dito por Abraão teve um outro sentido e profundidade. Quando Deus se manifesta revelando o que sabemos que Ele é, podemos conhecê-lo num outro nível, e isso nos muda. A diferença que Sua presença causa, causa diferença em nós. E a diferença que causa em nós, faz diferença onde estamos.
A experiência de Abraão marcou a vida da nação que se formou a partir dele. A fé que temos em Deus precisa causar diferenças em nosso círculo de influência e causar uma onda de impacto para o futuro. Seguindo o fluxo da vida do patriarca, quando cremos e nos submetemos, obedecemos. Obedecemos e podemos ver a provisão, a ação, a presença de Deus no cenário que nos envolve. Somos supridos, fortalecidos. Sabemos quem Deus é e esse “saber” muda quem somos e o que compreendemos da vida. Desestabilizamos o sistema, fazemos diferença, agindo sob a influência de Deus. Todo mundo só pensa em si, mas eu não, por causa de Deus. Todo mundo despreza o inimigo (ou odeia), mas eu não, por causa de Deus. Faça essa diferença. Ela é diferente e tem faltado por ai.