Projeto Ronda nos Bairros é inaugurado em Porto Seguro

Por Pedro Ivo Rodrigues

Projeto Ronda nos Bairros é inaugurado em Porto Seguro
Autoridades
Projeto Ronda nos Bairros é inaugurado em Porto Seguro
Projeto Ronda nos Bairros é inaugurado em Porto Seguro
Projeto Ronda nos Bairros é inaugurado em Porto Seguro

O Projeto Ronda nos Bairros, que consiste em patrulhamento das localidades com maior demanda por segurança pública, foi lançado em solenidade oficial nesta segunda-feira, 27/09, na Igreja Batista Missionária, no bairro Baianão.

Compareceram à solenidade: o secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes; o delegado geral da Polícia Civil, Joselito bispo; o comandante da Polícia Militar da Bahia, Nilton Régis Mascarenhas; o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Paulo Faustino da Silva; o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, entre outros.

O comandante Nilton Régis afirmou que o Ronda nos Bairros não é uma inovação, mas a implementação de um policiamento com mais proximidade da população, sobretudo a dos bairros mais carentes. “É mais uma ferramenta, mais um plus nessa área tão difícil de conduzir que é a segurança pública, que passa por uma revisão de práticas, conceitos e atitudes. Estamos desenvolvendo esforços para combater os crimes contra a vida. Reduzi-los é a palavra de ordem do Governo do Estado”, explanou Mascarenhas, salientando a necessidade de serem respeitadas as comunidades menos favorecidas. “Ninguém que entra na PM nasceu em berço de ouro, portanto os cidadãos menos abastados merecem o nosso respeito. Os mais necessitados devem ser acolhidos e socorridos, pois um dia qualquer um de nós pode estar na mesma situação”, enfatizou.

O secretário César Nunes mencionou os resultados da política de segurança que está sendo adotada pelo governo estadual. “Desarticulamos grandes quadrilhas, como fizemos hoje em Porto Seguro. Sabemos que a violência que grassa em nosso país é gerada, principalmente, pela exclusão social. O Governo do Estado tem como prioridade proporcionar maior tranquilidade aos cidadãos. Sabemos o que queremos nessa área e temos um norte. Estamos lançando hoje um dos programas mais exitosos nesse sentido, que é a polícia comunitária, nos bairros que mais precisam. Já entregamos 2100 viaturas, porque tínhamos uma frota policial defasada, bem como incorporamos 1500 policiais nos efetivos, números que não suprem todas as necessidades, mas representam o empenho da atual gestão nesse campo”, informou.

O prefeito Abade declarou que o projeto atende um antigo anseio dos moradores das áreas beneficiadas. “O problema da falta de segurança não nasce em dois anos nem será resolvido num espaço de tempo tão curto, mas vem de uma longa história de descaso. A Bahia é hoje um dos estados mais seguros do Brasil. Andando pelas ruas de Salvador já se sente isso. Além disso, a polícia se encontra melhor preparada para abordar as pessoas. Em nossa cidade, basta dizer que o Arraial d´Ajuda era praticamente dominado por uma gangue há um ano, realidade que já não é a mesma desde que o policiamento foi reforçado”, considerou.

O comandante Paulo Faustino da Silva esclareceu que o trabalho das unidades móveis não interferirá na escala normal da Polícia Militar, mas que será um acréscimo no policiamento ostensivo. “Inicialmente, serão atendidos o Complexo Baianão e os distritos de Arraial d´Ajuda e Vera Cruz. O serviço operacional da PM não será afetado pelo projeto, cujos policiais trabalharão em regime de carga extraordinária. Será um reforço das nossas atividades”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui