Itagimirim – As discussões sobre uma política de ampliação a acessibilidade e permanência do aluno especial na escola da rede pública avançam em Itagimirim. O grupo gestor do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola formado pelos secretários de saúde, Jocivaldo Santana, de educação, Gildete Moreira e de desenvolvimento social, Miralva Oliveira, se reuniu para pautar dificuldades e ações, que culminou na elaboração do Plano Intersetorial do Programa BPC na Escola em 2011.
O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência – com até 18 anos inseridos do Programa de Prestação Continuada (BPC). As ações intersetoriais do Plano serão desenvolvidas com políticas de educação, assistência social, assistência à saúde e avaliação das estratégias de superação de barreiras.
Dentro dessas políticas de permanência e acessibilidade, Itagimirim já deu um salto em 2010, com aquisição materiais didáticos, capacitação de professores nas áreas de libras, déficit de aprendizado, baixa visão, transtornos globais de desenvolvimento, deficiência mental, transporte escolar, rampas de acesso nas escolas e laboratório de informática.
Já no acompanhamento dessas ações, após reunião, o grupo gestor acompanhado pelo prefeito Rielson Lima visitaram a Escola Municipal Adélia Pinheiro para conferir as melhorias na estrutura física e os novos materiais didáticos para o ano letivo de 2011.
De acordo com a secretária de educação, a prefeitura vem desenvolvendo projetos de acessibilidade seguindo um cronograma. “A atenção recebida a essa questão de acessibilidade nas escolas, mostra que cada vez mais a rede está preparada para receber esses alunos indistintamente de suas necessidades.” Detalha a secretária.
É meta da administração municipal dotar as unidades escolares de materiais didáticos à estrutura física para alunos especiais. “Nós temos projetos de acessibilidade e permanência de alunos nas escolas e, ao poucos, vamos dotando as unidades, ajustando às necessidades, diagnosticando as barreiras e fomentando a educação desses alunos”. Conclui o prefeito.
O Plano Intersetorial é enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social para acompanhamento.
Fonte: ASCOM – PREFEITURA DE ITAGIMIRIM