Com 385 votos, a Chapa União pela Advocacia é eleita para gerir a OAB-Subseção de Teixeira de Freitas no triênio 2025-2027, com a proposta de continuidade do trabalho desempenhado pelo atual Presidente Daniel Moraes, que seguirá agora para a Diretoria da OAB da Bahia, como Tesoureiro da OAB Estadual.
Ali Abutrabe Neto foi eleito Presidente, juntamente com Ronaldo Silva (Vice-presidente), Shirley Menezes (Secretária-Geral), Laryssa Ayres (Secretária-Adjunta) e Juliano Hamada (Tesoureiro). A expressiva votação de 65%, e com uma margem de 153 votos de frente em relação à chapa opositora, não deixou dúvidas que a Advocacia da região aprova e confia no trabalho desempenhado nos últimos 06 anos pela gestão atual.
Ao receber o resultado, ainda na porta da OAB-Teixeira de Freitas, Ali Abutrabe declarou que sua gestão será voltada para toda classe, destacando que as eleições passaram e que o que importa agora é ter a união da classe para os enfrentamentos que virão. E arrematou afirmando que a OAB pertence a toda advocacia e as portas estarão sempre abertas para acolher a advocacia.
Ali Abutrabe chega à Presidência da OAB-BA com uma larga experiência de 35 anos de advocacia. Já tendo ocupado diversos cargos na diretoria da Subseção; nos últimos dois triênios Ali Abutrabe foi Conselheiro Seccional, o que dá a ele conhecimento aprofundado do Sistema OAB. Ali terá uma Diretoria renovada com Advogados e Advogadas jovens, mas que já possuem serviços prestados. E o detalhe é que todos eles possuem um histórico de dedicação nas comissões da OAB, o que comprova que o que legitima ocupar cargo de representação de classe é o efetivo trabalho prestado à classe.
Primeiro Diretor da OAB-BA representando o Extremo Sul
Além de fazer seu sucessor, Daniel Moraes também foi eleito Tesoureiro da OAB da Bahia, na chapa da Presidente Daniela Borges e do Vice-presidente Hermes Hilarião. Será a primeira vez que um Advogado do Extremo Sul integrará a Diretoria da OAB-BA.
“Agradeço a Deus e à Advocacia pelo resultado das eleições. Ser o primeiro Advogado do Extremo Sul, filho de Teixeira de Freitas, a ocupar cargo na Diretoria da OAB-BA, é motivo de muito orgulho para nossa região. Conheço de perto a realidade de nosso interior e no próximo triênio trabalharei para auxiliar a gestão da Presidente Daniela Borges para que avancemos ainda mais na defesa, no fortalecimento e na valorização da Advocacia. Essa é a nossa missão que recebo com muita responsabilidade, para honrar a confiança depositada pela Classe”.
Daniel Moraes destacou que o resultado alcançado foi fruto de um trabalho coletivo e que, por isso, não chega sozinho à OAB-BA: “A OAB não é feita de paredes. A OAB é feita por homens e mulheres que se doam voluntariamente para lutar pela classe. O nosso protagonismo é coletivo, pois ninguém faz nada sozinho. Se teremos pela primeira vez da história um Diretor na OAB da Bahia, isso se deve ao trabalho conjunto de inúmeros colegas que se doam em suas comissões e que fazem um trabalho de excelência, juntamente com a Diretoria. Isso nos permitiu construir esse espaço de representatividade da região em todo Estado”.
O Diretor eleito do extremo sul afirmou ainda que foi muito importante o resultado conjunto que deu a vitória à Presidente Daniela Borges na região.
Bloco do Extremo Sul fortalecido
O grupo liderado pela Presidente reeleita na OAB-BA, Daniela Borges, fez presidentes em todas as subseções do Extremo Sul, o que consolida a liderança política na região. O Extremo Sul é dividido em 04 Subseções: Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis e Porto Seguro. E em todas elas foram eleitos presidentes da base da Presidente Daniela Borges.
Teixeira de Freitas, o presidente eleito é Ali Abutrabe. Em Itamaraju, o presidente reeleito é Dr. João Ademir. Em Eunápolis, a presidente eleita é Kátia Taurinho. E em Porto Seguro a presidente reeleita é Fernanda Salvatore.
Ao ser questionado sobre o resultado das eleições na região, Daniel Moraes respondeu que está muito satisfeito por conhecer a idoneidade, seriedade e competência dos presidentes que assumirão os rumos da OAB no Extremo Sul. “Não tenho dúvidas de que Ali Abutrabe, João Ademir, Kátia Taurinho e Fernanda Salvatore realização um trabalho de excelência. Posso afirmar que os eleitos terão o apoio irrestrito da Gestão da Presidente Daniela Borges, que tem esse compromisso de fortalecer e valorizar ainda mais a advocacia do interior. Ainda mais porque poderão contar com uma representação regional na OAB da Bahia. Seguiremos juntos nessa missão!”, arrematou Daniel Moraes.
Uma gestão pautada pelo trabalho coletivo
Nos últimos, 02 triênios inúmeras vitórias foram alcançadas pela OAB-Teixeira de Freitas, e isso credenciou o resultado nas eleições. Além da pandemia da covid-19, Daniel Moraes enfrentou o cenário mais caótico da advocacia regional. Desativação da Justiça Federal, congestionamento da Justiça do Trabalho, ausência de magistrados nas Varas Cíveis de Teixeira de Freitas há quase 04 anos, além da ausência de juízes em todas as Comarcas da Subseção. Somado a isso, havia o desafio de integrar a Ordem à Advocacia, em razão do período da Pandemia.
Fato é que como resultado do trabalho, foi mantida a Justiça Federal, foi instalada a 2ª Vara do Trabalho, foram providas as Varas Cíveis, além da demais Comarcas da região, que, pela primeira vez na história, teve juízes designados em todas as unidades judiciárias. Além disso, a gestão conseguiu a aprovação da instalação da Vara de Família em Teixeira de Freitas, e constituiu quase 30 Comissões temáticas, compostas por mais de 160 advogadas e advogado, tendo realizado mais de 200 ações ao logo das duas gestões.
Questionado sobre a avaliação da gestão, Daniel Moraes respondeu que o resultado das eleições fala por si. “Nossa gestão é pautada pelo protagonismo coletivo. Tudo que foi feito se deve à classe, pois não fizemos apenas para a Advocacia, fizemos com a Advocacia. Temos a tranquilidade de olhar nos olhos de cada colega para dizer: nós cumprimos todos os compromissos, e temos as mãos cheias de realizações. A Classe reconhece isso e confia em nosso trabalho. A Advocacia seguirá com independência!”, finalizou.