Prefeito Marcelo Belitardo participa de reunião na CDL de Teixeira de Freitas

Prefeito Marcelo Belitardo participa de reunião com diretoria da CDL de Teixeira de Freitas. Foto: Divulgação

O prefeito dr. Marcelo Belitardo se reuniu, na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teixeira de Freitas, no auditório da entidade.

O presidente da CDL, José Carlos Rocha, falou da importância da reunião, disse que a Câmara é uma entidade de classe que também precisa do apoio dos órgãos públicos, destacou a necessidade de o município participar das campanhas promovidas pela entidade, dando suporte, inclusive, com a divulgação, já que possui toda uma estrutura de comunicação já montada.

Zé Carlos, presidente da CDL. Foto: OSollo

“Às vezes, as pessoas dizem que a CDL quer dinheiro, mas, não quer. A CDL quer que as pessoas ganhem dinheiro, que o comércio fique mais forte e que venha sempre a se consolidar como líder no setor no extremo sul”, disse Zé Carlos.

Em sua oportunidade, o prefeito dr. Marcelo Belitardo citou projetos em parceria com a CDL, como o de videomonitoramento, e, enquanto gestor, se colocou à disposição para outros projetos que surgirem. “Todas as coisas vão ser voltadas neste sentido, estimular o desenvolvimento econômico, financeiro do nosso município. Então, pode contar com o município”, declarou o prefeito.

Dr. Marcelo Belitardo, prefeito de Teixeira de Freitas. Foto: OSollo

Ainda durante sua fala, Belitardo comentou sobre as dificuldades financeiras atuais, inclusive, informou que será realizada uma live com a Secretaria de Finanças para explicar o atual momento do município.

“Existem limitações financeiras, mas, mesmo com as limitações financeiras, a gente consegue atuar, como é o caso do videomonitoramento. Recurso está escasso? Está. Mas, a gente consegue buscar algum fundo para fazer este monitoramento, pois eu sei que é importante para a segurança pública e a nível comercial, para diminuir os índices de violência”, destacou o prefeito, e prosseguiu: “A gente vai investir sim, lógico que com muita responsabilidade, em algumas campanhas que tiverem, já estou ciente do calendário. A prefeitura vai participar sempre porque vejo a importância que tem circular o dinheiro no comércio de Teixeira de Freitas”.

Reunião contou com a presença de lojistas e foi no auditório da entidade. Foto: Divulgação

Em seu pronunciamento, dr. Marcelo disse que procurou de todas formas não tomar decisões referentes ao enfrentamento da pandemia da covid-19 que necessitassem manter o comércio fechado, pois, ele vê que o setor é importante para geração de emprego e renda, entretanto, seu posicionamento não teria sido bem aceito pelo Governo do Estado.
“O desafio muito grande foi enfrentar o governo do estado, agora, mais recente, o governo fez imposoções para que a gente seguisse a mesma linha do governador, de fechar o comércio, mas a minha opinião sempre foi contrária. Não vejo no fechamento do comércio a saída, e a gente manteve a postura, mesmo com muita pressão no município de Teixeira de Freitas e retalições”, declarou Belitardo.

A gerente da CDL, Nayara Medeiros, fez uma apresentação em Datashow mostrando aos presentes a estrutura de apoio da entidade para os lojistas, citando calendário de campanhas, programas de crédito, convênios e muito mais.

A gerente Nayara Moreira falou sobre as ações da CDL. Foto: OSollo

O presidente José Carlos procurou enfatizar a importância dos lojistas estarem filiados ao SPC, exemplificando a necessidade com a informação de que, na semana anterior, dois golpistas passaram pela cidade em busca de vítimas no comércio, porém, foram impedidos porque o comerciante entrou em contato com o SPC e descobriu que os documentos apresentados pelos criminosos eram falsos.

Os lojistas que acompanharam a reunião tiveram a oportunidade de fazer ao prefeito perguntas sobre diversos temas. Na ocasião, houve questionamentos sobre o “trânsito caótico em Teixeira”. O prefeito reconhece essa precariedade e afirmou que já está tomando decisões com o objetivo de amenizar o problema.

Diversos lojistas acompanharam a reunião. Foto: Divulgação

Segundo o prefeito, Teixeira conta apenas com oito agentes de trânsito, mas ele tem trabalhado, com medidas legais, para capacitar e acrescentar mais 20 agentes no quadro do Departamento de Trânsito do município. Ele também enfatizou a importância da criação da zona azul no município e disse que já estão em estudo várias ações a serem aplicadas na parte urbanística, inclusive, com a revitalização da praça da Bíblia e melhorias do trânsito na região do hospital municipal. Outro assunto abordado foi sobre o mercado municipal,  que tem um sistema de esgotamento sanitário em total precariedade.

Volta às aulas foi outro tema tratado e o prefeito contou que a Secretaria de Educação tem se reunido com pais e responsáveis, APLB e  Ministério Público a fim de encontrar uma maneira segura para o retorno das aulas. Provavelmente “entre o final deste primeiro semestre e início do segundo, decisões serão tomadas neste objetivo”, garantiu o gestor, que contou que sua maior preocupação é que “a mesma mão que acaricia pode jogar pedra”, se referindo ao fato de que muitos pais querem a volta às aulas, mas se ocorrer caso de um dos alunos contrair covid-19 e vier óbito, a população poderá responsabilizá-lo, por isso, a importância de tudo ser pensado com cautela e responsabilidade.

Vale pontuar que um lojista pediu a ele apoio para que as calçadas das lojas sejam desobstruídas para melhorar o fluxo de pedestres, já que, segundo o comerciante, hoje, há um problema da ocupação indevida das calçadas com vendedores ambulantes e, até mesmo, lojistas expondo mercadorias, forçando os pedestres disputarem as ruas com carros e motos.

Ao final, a CDL, em nome de toda diretoria, agradeceu ao prefeito municipal, dr. Marcelo Belitardo, por ter aceitado o convite e por ter ouvido as demandas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui