Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho é eleito novo presidente do Consaúde

Em bate-papo com OSollo, ele falou sobre perspectivas para o próximo ano

O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, e o diretor-executivo do Consaúde, Max Almeida. Foto: OSollo

Na manhã desta quarta-feira, 25 de novembro, a reportagem do jornal OSollo visitou a sede do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), em Teixeira de Freitas, na ocasião em que conversou com o seu novo presidente, o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho.

Junto ao diretor-executivo, Max Almeida, foram abordadas as perspectivas para o aprimoramento dos serviços de saúde prestados à população de toda a região.

Após ser reeleito como prefeito de Caravelas no dia 15, Silvio Ramalho foi agora aprovado ao cargo, por unanimidade, em reunião por videocoferencia realizada nesta terça-feira (24) com a participação dos prefeitos dos municípios que integram o consórcio e com o Governo da Bahia. Como vice-presidente, foi escolhido o prefeito de Itamaraju, dr. Marcelo Angênica.

A palavra do novo presidente

O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho. Foto: OSollo

Silvio Ramalho destaca que criação do consórcio “foi um grande avanço para todas as regiões da Bahia, sobretudo, pelo que passou a representar os serviços oferecidos nas policlínicas, projeto que vem melhorando a qualidade de vida das pessoas, principalmente, quem mais precisa do sistema público de saúde“.

O que nós queremos é ampliar a qualidade de atendimento, corrigindo o que tem que ser corrigido. Assim que os novos prefeitos assumirem, nós vamos nos reunir e mostrar a ideia a eles, a fim de fomentar os atos do Consaúde. Nossa policlínica foi a primeira do estado e não podemos deixar a peteca cair, melhorando e sendo exemplo na Bahia“, continuou.

O município não consegue bancar sozinho todos os procedimentos. Junto com a policlínica, ele tem condições de atender essa demanda, principalmente, os municípios pequenos. Vamos chamar a todos os prefeito, abraçar a causa e fazer uma boa gestão“, explicou.

Quero dizer que estamos na presidência para fazer o melhor para toda a região, aqui não é só Caravelas, e oferecer um bom atendimento ao menos favorecido, que é o mais importante para nós“, concluiu.

O Consaúde

A sede do Consaúde, em Teixeira de Freitas. Foto: OSollo

O Consórcio de Saúde do Extremo Sul consiste na junção dos 13 municípios, para unir esforços e dividir os custos com a assistência à Saúde de seus habitantes.

Esse modelo de gestão possibilita que o cidadão tenha um atendimento de qualidade de média complexidade, com a oferta de consultas de diversas especialidades médicas e a realização de exames de imagem, entre outros, na Policlínica Regional.

Integram o Consaúde os municípios de: Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Vereda e Itanhém.

Policlínica de Teixeira de Freitas completa três anos e mais de 230 mil atendimentos realizados

Desde sua organização, já passaram três outros prefeitos: Temóteo Brito (Teixeira de Freitas), Léo Brito (Alcobaça) e dr. Carlos Simões (Mucuri), agora Silvio Ramalho (Caravelas).

O diretor-executivo do Consaúde, Max Almeida. Foto: OSollo

O Consaúde foi o que materializou a Policlínica, como fruto dessa necessidade de juntar-se dos prefeitos para realizar de forma mais barata: serviços, compras. Fomos pioneiros em consórcio e, em seguida, a policlínica, resultado de uma maturidade administrativa de uma região de saúde“, disse Max Almeida.

Nossa diretoria tem boas expectativas para potencializar o consórcio. Nosso presidente Silvio tem esse olhar arrojado de empreendedorismo em sua gestão, e contamos com isso para evoluir cada vez mais“, comentou.

Em 2020, o Consaúde lançou um painel de monitoramento dos casos de covid-19, ferramenta que cumpre mais um de seus papéis: auxiliar aos consorciados.

1 COMENTÁRIO

  1. Incrível! Foram presidentes da CONSAUDE, três prefeitos derrotados na eleição passada. Agora foi eleito o melhor Prefeito do Extremo sul da Bahia. Acredito numa reviravolta. Silvio Ramalho é um homem dinâmico, trabalhador, justo nas suas decisões, acorda cedo, não tem preguiça de trabalhar, não dá colher de chá ( moleza) pra ninguém. Paga em dia seus compromissos, etc.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui