Porto Seguro: Febraica promove curso de Capelania

Pela segunda vez, a Faculdade Formação e Especialização Brasileira e Internacional de Capelania (Febraica) promove o curso profissionalizante em Capelania, em Porto Seguro, que acontecerá no dia 11 de agosto (sábado), na Câmara Municipal, com formatura no domingo. O curso vai abordar alguns tipos de atuação capela, tais como a Prisional, Hospitalar, Escolar, Empresarial, Comunitária e Assistencial.

A inscrição é gratuita, requerendo do interessado apenas o pagamento da taxa da anuidade referente à filiação à Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil, que tem sede em Brasília, contando hoje com filiados representantes de seccionais regionais de vários estados do país. Os requisitos para participar do curso é ser cristão, ter conhecimento bíblico, ter Ensino Fundamental completo e ter idade acima de 18 anos.

Segundo seus reitores, Pr. Humberto Alves Barreto e a Pra. Elizabeth Barreto, do Ministério Igreja Apostólica Exército de Deus, formados em teologia pela Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Vida, a Febraica foi fundada em 2009 – CNPJ 11 211 953/ 001 – 15, situada na Rua Álvares deCastro, 1.261, na cidade de Maricá, estado do Rio de Janeiro, “está autorizada a ministrar o curso em todo o Brasil, inclusive nos EUA, conforme registro no Departament Of State – State Of New York, n. F010709000515. Essa parceira viabiliza o registro dos Capelães brasileiros na Extrema Corte de New York”, afirma a pastora.

Todo o capelão para estar legalizado no Brasil deve ser filiado a uma Ordem de Capelães. No Brasil existem várias, mas a Febraica, diz a Pra Elizabeth, está vinculada à Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil e na United Chaplains Internacional – EUA. Ela ainda informa que em breve será fundada na Costa do Descobrimento a seccional regional de Capelania. Atualmente a região conta com uma média de 200 capelães formados tanto pela Febraica como por outras entidades de ensino.

Para que o capelão tenha seu registro profissional no Ministério do Trabalho é necessária a cópia de documentos pessoais, a carteira de trabalho original e Xerox. Número do registro feito na Ordem de Capelães na qual é filiado e entregar ao empregador e contador para dar início ao trâmite de registro.

Para o ingresso em cargos públicos via concurso, geralmente se requere a formação em Capelania, bem como o bacharelado em Teologia ou em outros cursos superiores,como no caso da Marinha do Brasil que lançou edital esse mês para prover duas vagas para capelão, no entanto, nesse caso exige-se que o capelão seja do sexo masculino, tenha de 30 a 40 anos de idade, faculdade de Teologia e que seja sacerdote católico ou pastor ligado à Igreja Assembleia de Deus.

 

Fonte: Verônica Menezes/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui