Alunos da rede municipal de ensino de Porto Seguro, além de professores, pais, membros de instituições comunitárias e ONG’s participaram, dia 27/11, de diversas manifestações em defesa da paz, incluindo uma passeata pelas principais ruas da cidade. Em todo o município – Centro, bairros, povoados, distritos e zona rural – a comunidade escolar entoa o canto único da paz.
Na verdade, as ações fazem parte da culminância do projeto “Educação pela paz nas escolas: eu sou da paz e você?”, realizado pela Prefeitura, por meio do departamento de Supervisão pedagógica da Secretaria de Educação. “Entendemos que as escolas estão inseridas em uma comunidade, que precisa falar do direito à vida, do fim do preconceito, da tolerância, da paz. E o nosso objetivo com esse projeto não é protestar e sim plantar no coração de cada cidadão a cultura da paz”, argumenta a supervisora pedagógica, Aubeni Oliveira.
A prefeita Cláudia Oliveira explicou que durante todo o mês de novembro, as 107 escolas municipais trabalharam o tema através de diversas atividades culturais, artísticas e reflexivas, envolvendo alunos, pais e profissionais da educação. Em todo o município foram realizadas palestras, corais, apresentações teatrais, danças, caminhadas e panfletagem, dentro e fora das escolas, de acordo com as orientações de cada unidade de ensino. “A escola chama a comunidade a fazer essa reflexão, onde a paz e o respeito não é uma ação pontual e apenas do poder público, mas de toda a sociedade brasileira”, resumiu.
Ascom da prefeitura