Porto Seguro: Aconteceu a V Semana Literária dias 17 a 21 de Setembro

Jorge Amado e as Cores da Bahia. Com este título, de 17 a 21 de setembro no Centro de Cultura de Porto Seguro, aconteceu a V Semana Literária. O Evento homenageou os 100 do escritor baiano e levou ao local um grande número de amantes da Literatura Brasileira. Quem compareceu teve a oportunidade de vivenciar momentos de intensa “baianidade”, fazendo um passeio pelas cores e os sabores apresentados no universo amadiano.

A V Semana Literária, um Projeto do Centro de Cultura apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, teve início com a Oficina de Haikai ministrada pelo professor Carleone Filho, em seguida o lançamento dos livros “Porto Seguro, Pedacinho do Céu”, da escritora Sueli Maria Mariano e “Pastinha, o menino que Virou Mestre”, com a presença do ilustrador Cau Gomez. A Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, parceira em todas as Semanas Literárias, apresentou a palestra:“ Amores e Sabores de Jorge”, ministrada pela Professora Ana Bárbara. O Instituto Amigos de Santo André, IASA, trouxe uma belíssima participação musical e por fim, na primeira noite, a Dança Afro do Bloco Ododuá veio com: “Orixás da Bahia”, espetáculo de Edna Matos e participação de Kaito Odara.

O Segundo dia começou com a Oficina de Literatura e Ilustração ministrada por Ana Raquel e Vera Siqueira. A escritora Lea Penteado lançou o livro “Um Show em Jerusalém” e Maria Inês do Espirito Santo“Com Gosto de Terra Natal”. Um bate-papo sobre o processo criativo das obras foi feito e o público pode conhecer melhor as autoras. O Colégio Municipal de Porto Seguro trouxe, com os alunos do Mais Educação, fragmentos da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, que estreará no próximo dia 30, destaque para o belo figurino e texto bem adaptado do livro de Jorge Amado.

A terceira noite foi uma das mais concorridas. O público lotou as dependências do Centro Cultura para conhecer melhor “As Mulheres de Jorge”. O Colégio Estadual Antônio Ricaldi, presente em todas as Semanas Literárias, trouxe, com orientações de Carleone Filho, um belíssimo espetáculo e presenteou o público com a presença de Tieta, Gabriela e Dona Flor, em monólogos divertidos, intercalados por alegres coreografias. A escola também encenou fragmentos de Capitães de Areia e fez uma bela apresentação musical, mostrando o quanto se preocupa com o incentivo à leitura e à vivência da Literatura Brasileira. Ainda nesta terceira noite o Colégio Estadual Cristina Batista, outro grande parceiro, apresentou Jorge Amado em formato de cordel e uma poesia escrita por aluna do curso fundamental. A Palestra “Um povo Amadianamente Mestiço”, com o Professor Antônio Carlos M. Teixeira Sobrinho, Mestre em Estudo de Linguagens pela UNEB/Salvador, foi outro momento especial, principalmente para o público universitário. Por fim, Jorge Lemes e Kaito Odara, trouxeram ao palco um show com músicas representativas da Cultura Baiana.

A penúltima noite teve inicio com lançamento do livro e bate-papo com a escritora Marcela Silva sobre “Serviço Social na Educação: Teoria e Prática. No Salão de Espetáculos o Diretor Rod Pereira trouxe a adaptação para o teatro do livro “Mar Morto”. Um belo cenário e atores em sintonia perfeita com o texto criaram um ambiente que levou o público a uma viagem encantadora pelos caminhos da Bahia de Jorge Amado.

Vale destacar a presença do IFBA – Eunápolis, As professoras Keyla Rabêlo e Marcela Souza abraçaram a proposta da Semana Literária e compareceram diariamente com os seus alunos.

A Semana Literária encerrou no dia 21 com a segunda apresentação de “Mar Morto”, Para quem participou fica o agradecimento da equipe do Centro de Cultura e o convite a se integrar novamente à proposta em 2013…

 

 

Fonte: Centro de Cultura de Porto Seguro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui