Com o tema Bahia de todas as letras e homenagem aos grandes escritores Gregório de Matos (Salvador: 1636-1696), Sosígenes Costa (Belmonte: 1901-1968) e Hélio Pólvora (Itabuna: 1928-2015), a VIII Semana Literária de Porto Seguro promove intensa programação composta por palestras, mesas-redondas, bate-papos com escritores, além de oficinas de literatura e outras artes, exposições de trabalhos, mostras e lançamentos de livros e apresentações. O evento acontece de 14 a 18 de outubro no Centro de Cultura de Porto Seguro, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e ocupa também outros espaços da cidade, visando promover interação entre autores, artistas, estudantes e professores da educação básica ao ensino superior, pesquisadores e comunidade em geral.
No dia 14, às 15h, no foyer do Centro de Cultura, já terá início uma oficina de criação de cartografias poéticas, com Romeu Fontana, da Universidade Federal do Sudoeste Baiano (UFSB), que seguirá até o dia 16. No mesmo dia, às 18h, será aberta a exposição A Bahia de Todas as Letras. Na sala principal, a abertura oficial acontecerá às 19h com apresentação musical da Orquestra Musicart, seguida da palestra Estudo sobre a vida e obra do escritor Sosígenes com Marcio Lima da Universidade Federal do Sul da Bahia, que contará com a participação da professora Ana Joaquina, da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Almeida; do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal; da secretária de Educação de Porto Seguro, Teresinha Sivieiro; e do representante da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Humberto Nascimento.
Destaque para oficinas de Declamação Poética, nos dias 15 e 16; bate-papo com os poetas e escritores locais Celso Adolfo, Osvaldo André de Mello, Helton Gonçalves de Souza, Kauan Almeida, Aida Mendes, Anne Macedo e convidado Romeu Fontana, no dia 15; leitura dramática de poemas de Gregório de Matos com o grupo Na Arte é Verdade – Palco e Poesia. Já no dia 16, acontecerá a atividade Árvore do Livro: Contação de Histórias, com a participação da comunidade surda, ministrada pela professora Vera Martins Liu, além da contação de histórias para crianças, com a professora Glaci Ribeiro. À noite, acontecerá a apresentação teatral Degustação Poética, com Vítor Figueiredo e a palestra com Ordep José Trindade da Serra e mesa redonda com Ana Joaquina, da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, Helton Gonçalves e a professora Glaci Ribeiro, da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
Já no sábado, dia 17, acontecerá a palestra sobre o poeta Sosígines Costa, com Herculano Assis e a palestra Poesia e Música Popular Brasileira por José Capinan, seguida por uma mesa-redonda com o escritor Helton Gonçalves e Annie Macedo da Universidade Federal do Sul da Bahia. Seguirá, ainda, a apresentação do projeto Mapa da Palavra Bahia, com Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade vinculada à SecultBA. Na área externa, acontecerá a pintura de grafite no mural do centro de cultura, com Rosarleth Meirelles e outros artistas, além de lançamentos de livros e bate papo sobre poéticas da periferia. No último dia do evento, 18, a Cidade Histórica de Porto Seguro vai receber intensa programação com malabares, pintura no rosto, contação de estórias, feira com lançamento de livros, além do Recital no Museu.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org.
Ascom