A Polícia Militar da Bahia e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália assinaram um termo de cooperação para a implantação do Sistema de Ensino Militar no Colégio Municipal Victorino da Purificação Figueiredo.
A assinatura aconteceu na manhã de terça-feira (18/09), na sede do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, em Salvador. Estiveram presentes na cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, o Cel. Antônio Sebastião, chefe do gabinete do comandante-geral, o Ten. Cel. Albuquerque, coordenador do programa, o major Anacleto França, comandante do 8° Batalhão, e o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos.
O objetivo do acordo é proporcionar a melhora do desempenho escolar dos jovens através do padrão de hierarquia e disciplina já adotado nos Colégios da Polícia Militar. O Sistema de Ensino será implantado por policiais militares que passarão a atuar na escola junto aos alunos e professores.
A Polícia Militar já adotou a iniciativa em outras cidades da Bahia e as unidades escolares atendidas melhoraram sensivelmente o aproveitamento pedagógico dos alunos se tornando referência no ensino das regiões onde estão inseridas.
O major Anacleto França, comandante do 8° Batalhão, ressaltou durante a cerimônia que esse é um passo importante para comunidade de Cabrália, porque permite que a Polícia Militar contribua no aperfeiçoamento dos mecanismos de educação criando ambiente saudável voltado ao aprendizado, longe da influência de grupos criminosos e, principalmente, impedindo o envolvimento de jovens com delitos e desvios de condutas.