Apesar das piadas sobre o tamanho das mochilas “gigantes” fornecidas pela prefeitura de Jequié, no sudoeste da Bahia, para alunos da rede municipal, incluindo os da creche, os pais dos alunos defenderam o utensílio. “Cabe tudo o que ele vai necessitar durante o dia na creche”, diz Vanessa Pereira, mãe de um aluno.
O comerciante Sandoval Xavier da Silva também aprovou as mochilas. “Muitas pessoas não têm condição de comprar o material da criança. Já é uma boa ajuda”, diz.
A dona de casa Maria Aparecida tem duas filhas na rede municipal. A mais nova tem altura de 90 cm, enquanto a mochila mede 45 cm. Mesmo assim, ela não vê problemas no tamanho do material. “É grande, mas cabe todas as coisinhas dela”, afirma.
De acordo com o ortopedista Aloisio Alan Fernandes, crianças com idade entre 3 e 5 anos não devem levar mochilas para a escola, apenas uma lancheira. “Uma mochila muito grande, quase pegando no chão, forçando demais a coluna para trás, pode trazer transtornos de dores imediatas e pode trazer transtornos futuros”, explicou.
As mochilas de Jequié ficaram entre os cinco assuntos mais comentados de uma rede social, nest
a terça-feira (9). O caso virou “meme”, que é quando um assunto viraliza na rede, ganhando adaptações com referências criativas.
A prefeitura já havia explicado que inicialmente não estava prevista a distribuição das mochilas para as crianças pequenas da creche, mas professores, diretores e a própria secretaria de Educação se reuniram e decidiram fazer a entrega também para os alunos menores.
O investimento foi de quase R$ 20 por kit (mochila, camisetas e uma espécie de pochete para que os alunos possam guardar materiais como lápis, canetas e borrachas), o que soma um investimento de mais de R$ 300 mil.
Caso
O tamanho de mochilas escolares distribuídas a alunos do ensino municipal pela prefeitura de Jequié virou piada na internet. Isso porque tanto os alunos dos últimos anos do ensino fundamental 2 como os das creches da cidade, com idades até seis anos, receberam mochilas padronizadas com o mesmo tamanho. Para os estudantes menores, a mochila é muito grande, e os pequenos chegam a caber dentro do utensílio.
Nas redes sociais, vários internautas compartilharam uma foto que mostra alguns alunos da creche usando o utensílio, cujo tamanho chega a ser quase igual à altura dos estudantes.
Segundo o secretário da Educação da cidade, Roberto Gondim, o tamanho das mochilas não foi pensado para os estudantes das creches. “Se tiver que admitir que poderíamos ter planejado um quantitativo de mochilas menores, eu não tenho nenhuma dificuldade em reconhecer isso. Mas acho que o brilho da iniciativa e da conquista deste conjunto precisa ser valorizado”, afirma.
“Muito maior que a minha mochila de viagem”, postou uma internauta no Facebook sobre a situação na Bahia. “Gostei. Dá para usar até para viagem, para ir embora”, publicou outro usuário da rede social. “É para durar até a faculdade”, escreveu outro internauta.
O assunto viralizou e se tornou meme. Em comparações que circularam na internet, os alunos da creche viraram personagens do famoso game Super Mario. Em outras, as crianças acabaram vestindo a fantasia das tartarugas ninjas. Teve quem brincasse que os estudantes iriam para o Centro Nacional de Paraquedismo.