Orar e mudar

“No dia seguinte, por volta do meio dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar.” (Atos 10.9)

Em Atos temos a história da igreja em seus primeiros passos. Os apóstolos são protagonistas importantes no desenvolvimento dessa história. Pedro é um dos principais. O capítulo 10 de Atos narra uma experiência muito importante do apóstolo. Deus o leva a compreender que os gentios eram também amados e chamados para fazer parte do Reino. O Cristo não era uma dádiva exclusiva para os judeus, mas para todos. Pedro iria começar a entender que Abraão foi escolhido para que, por meio dele, todas as nações da terra fossem abençoadas!(Gn 18.18) Os conceitos judaicos e separatistas de Pedro foram confrontados por Deus: “Não chame impuro ao que Deus purificou.” (At 10.15) Pedro precisava entender que o Evangelho do Reino era um chamado para o mundo todo e não apenas para o povo judeu. Ele ainda pensava ser superior aos gentios, por ser judeu. Mas isso começaria a mudar.

Pedro aprendeu com Jesus sobre a imperiosa necessidade de orar. Ele, inspirado pelo que viu tantas vezes o Mestre fazer, procurava momentos para dedicar-se à oração. Precisamos fazer isso também! Criamos a ideia de que somos seres “multitarefa” – fazemos diversas coisas ao mesmo tempo. E realmente conseguimos fazer, temos capacidade para isso. Especialmente as mulheres me parecerem ter. Mas há momentos que nos dedicamos exclusivamente a algo. Não ficamos o tempo todo em módulo multitarefa. E entre estes momentos em que 100% de nós é dedicado a algo, deve estar a oração. Pois Deus muitas vezes iniciará movimento de mudança em nós, a partir de nossos momentos de oração, como fez com Pedro. E temo que não será assim se a oração sempre for parte do conjunto de tarefas do momento. Estar a sós com Deus é insubstituível!

Pedro subiu ao terraço para orar e os dias seguintes foram de mudanças. Tanto quanto ele, nós precisamos de mudanças. Precisamos repensar conceitos, reconsiderar posições, entender melhor às pessoas, a nós mesmos e à vida. E diante de Deus, em oração, estaremos nos expondo para que Ele inicie processos de mudança em nós. Não precisamos temer, ainda que não gostemos de mudanças.  A maioria de nós não gosta! Ainda que envolva desconforto, decepção ou dor, será melhor. As mudanças que Deus promove em nós nos permitem desfrutar mais liberdade, vida e paz. Inclua essa perspectiva em sua experiência cristã: ore para mudar. Para ser melhor amanhã do que é hoje. Há um provérbio que diz: “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.” (Pv 4.18). Mas isso não acontece por acaso. E, talvez, jamais aconteça, se não orarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui