Doze animais já encalharam na costa marítima baiana e todos morreram. Último caso ocorreu no dia 11 e foi o único em que o animal encalhou vivo
A ONG Pat Ecosmar alerta que já foram 12 golfinhos mortos este ano na costa marítima do extremo sul da Bahia. O último caso foi registrado na segunda (11). O golfinho da espécie Peponocephala Electra, conhecida como cabeça-de-melão, não resistiu após ter encalhado vivo na praia de Tauípe, em Arraial D´Ajuda, litoral de Porto Seguro.
As causas da morte serão constatadas em 30 dias, quando será divulgado o resultado dos exames de sangue, da mucosa e do tecido, realizados em laboratório.
A veterinária do Instituto Baleia Jubarte, Adriana Colosio, diz que o animal estava fraco, com dificuldades. “A gente acredita que tenha sido obstrução. Ele estava arrotando, flauteando e defecando em excesso”, conta.
Segundo o coordenador de trabalho de campo da Ong, Paolo Botticelli, a quantidade de golfinhos encontrados mortos na região é alarmante e é necessário que órgãos de fiscalização e de conscientização ambiental intensifiquem os trabalhos.
“Em 15 anos, este número nunca foi registrado. Isto nos faz ligar a luz vermelha. Temos que transformar o número de encalhe em um número normal”, afirma.
Os outros onze golfinhos mortos, de acordo com Botticelli, eram da espécie boto-cinza.
Fonte: G1, com informações da TV Santa Cruz