Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. (Ap 3.20)
Deus é Soberano e Todo Poderoso. Ninguém é bastante poderoso e forte para se opor a Ele. Ninguém é capaz de resistir às suas determinações. Mas isso não significa que não existam pessoas agindo contrariamente à sua vontade e resistindo aos Seus propósitos. A bem da verdade, cada um de nós, em algum grau, faz isso. Nenhum de nós tem a vida completamente sob a influência da presença de Deus, com todas as áreas em harmonia com a vontade dele. O texto de hoje foi dirigido à igreja em Laodicéia. Ela pensava estar bem, mas no verso 17 lemos: “Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.”
Esse descompasso entre o que ela pensava de si mesma e como realmente estava, não a deixava percebe que Jesus estava fora de sua vida. As ilusões a cegavam. Jesus não se relaciona com nosso falso eu, com nossas ilusões sobre nós mesmos. Nossas farsas e hipocrisias podem se encaixar em nossa religião, mas não caberão jamais em nosso relacionamento com Cristo. Ele sabe a verdade sobre nós. Nossos pecados podem ser perdoados, mas nossa hipocrisia e autoengano precisam ser abandonados. Ele veio cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). Sua graça supera nossas fraquezas e pecados, mas precisamos abrir a porta de nossa vida.
De que lado de nossa história Jesus está? Do lado de fora ou de dentro? Olhando superficialmente não é possível determinar. Talvez somente Jesus mesmo possa nos dizer. Temos ouvidos para ouvir? Que tal tornar isso a questão de seu dia hoje? “Senhor Jesus, qual a verdade a respeito de nosso relacionamento?” Essa pode ser uma boa oração para hoje. Se houver engano ele nos dirá. Se tudo estiver bem, Ele nos dirá. Seja como for, Ele já disse que quer entrar e ter comunhão conosco. Mas precisamos abrir a porta! Ele tem poder para arromba-la, mas jamais o fará.
ucs